NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 13 Agosto 2022 21:34

IAB participa de audiência da OAB/SP para discutir procedimentos da Justiça do Trabalho

Daniel Apolônio Vieira Daniel Apolônio Vieira

O presidente da Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Daniel Apolônio Vieira, participou virtualmente, nesta sexta-feira (12/8), de audiência pública da OAB/SP destinada a discutir o anteprojeto de lei produzido pela Comissão da Advocacia Trabalhista da Seccional, sobre a padronização e o aprimoramento das audiências telepresenciais, entre outras regras processuais no âmbito da Justiça do Trabalho.

Daniel Apolônio iniciou sua fala afirmando que “o tema é relevante para a advocacia trabalhista brasileira e para a cidadania especialmente”. Ele ressaltou um dos artigos do anteprojeto como dos mais importantes: aquele que diz que cabe aos advogados o papel de definir a modalidade da audiência. “Acho alvissareiro que o anteprojeto de lei contemple essa questão”, disse o representante do IAB. 

Dentre os problemas mais comuns enfrentados pelos advogados, está a falta de padronização das regras, ritos e procedimentos das varas do Trabalho. “Estamos falando de procedimentos, de processo, matéria que é da competência privativa da União, que não pode ser regulamentada por ato de juiz”, frisou Daniel Apolônio. Ele se comprometeu a levar para a Comissão de Direito do Trabalho do IAB o texto do anteprojeto de lei da OAB/SP, para discuti-lo e apresentar sugestões.

A OAB/SP elaborou um texto-base para facilitar a discussão, conforme explicou o presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Seccional, Gustavo Granadeiro Guimarães. “Em conversa com advogados de larga experiência listamos algumas prioridades que precisam ser discutidas e padronizadas, para que a advocacia não precise se adaptar às regras de cada uma das varas em que atuam”, disse. As audiências telepresenciais, os atrasos e a possibilidade de gravação das audiências foram tópicos abordados. Além dos advogados, serão ouvidos também membros da magistratura e do Ministério Público do Trabalho.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173