NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 30 Agosto 2021 17:44

IAB ingressa com recurso no TST para defender retomada gradual de atividades presenciais 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) ingressou com recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em questionamento à decisão do Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) que confirmou o adiamento da retomada gradual das atividades presenciais no tribunal. O documento foi protocolado na última sexta-feira (27/8), após o plenário do IAB ter autorizado, em sessão ordinária virtual, que a entidade recorresse da decisão. Com isso, o Instituto irá atuar como terceiro interessado no julgamento do mandado de segurança impetrado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1) e que impediu a retomada das atividades interrompidas em razão da pandemia. 
“Honramos o compromisso assumido com os membros do IAB na decisão plenária e demos entrada no recurso, posto que não há justificativa para não proceder a retomada gradual das atividades do tribunal, com as cautelas e a observância dos protocolos exigidos, principalmente quando todos os outros órgãos do Poder Judiciário no estado estão funcionando para atender aos jurisdicionados que mais precisam neste momento de crise pandêmica”, argumentou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Com o mesmo entendimento, a OAB/RJ também entrou com recurso. 

As entidades apoiam a Presidência e a Corregedoria-Geral do TRT1, que defendem a aplicação da segunda etapa do Plano de Gestão da Crise de Covid-19, previsto no Ato Conjunto 5/2021 elaborado em março deste ano pelos dois órgãos com o propósito de promover a retomada gradual das atividades presenciais. No entanto, no dia 23 de maio último, a desembargadora Marise Costa Rodrigues concedeu liminar no mandado de segurança impetrado pela Amatra1 e adiou a implementação do plano.  

No dia 5 de agosto, na sessão virtual do Órgão Especial do TRT1, da qual participou a presidente nacional do IAB, o colegiado decidiu por oito votos a seis manter os efeitos da liminar concedida pela desembargadora. Na ocasião, ficou definido que o tribunal promoverá reuniões com representantes da advocacia e do Ministério Público, com o objetivo de discutir regras e estabelecer metas para a retomada gradual das atividades presenciais. A OAB/RJ, a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) e o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) também atuam como terceiros interessados no julgamento. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173