Sexta, 22 Janeiro 2021 20:10

IAB fará lançamento oficial de campanha em defesa da vacina na primeira sessão do ano 

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) fará o lançamento oficial da campanha Vacina para todos é prioridade na primeira sessão ordinária de 2021, que será realizada no dia 3 de fevereiro, às 18h, no canal TVIAB no YouTube. O anúncio foi feito pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, aos membros da Diretoria, na reunião virtual realizada nesta sexta-feira (22/1). “Esta é uma contribuição efetiva do IAB, como instituição jurídica defensora da educação, da ciência e da pesquisa, no sentido de conclamar a sociedade brasileira a se engajar em toda e qualquer campanha de apoio à vacinação imediata e em massa”, afirmou Rita Cortez, que complementou: “Basta de negacionismo e desinformação”.     
A iniciativa do IAB está baseada no princípio de que políticas públicas sérias de imunização contra a Covid-19 são fundamentais para garantir a saúde da população e possibilitar o enfrentamento da crise econômica no País. A logo da campanha será inserida em postagens nas páginas e perfis do IAB no Instagram, Facebook e Twitter. Um selo com a imagem será incluído nos cartazes de eventos e ofícios da entidade. Para o ex-presidente do IAB Ricardo Cesar Pereira Lira, “o Instituto, como sempre, está à frente, agora, de uma campanha relevante para a saúde de todos, que é a vacinação”. Membro do Conselho Superior, Roberto Lellis afirmou: “Incorre em crime contra a humanidade aquele que, como parte de um governo, busca ignorar a tragédia que assola o povo que dele depende".  

Seu companheiro no Conselho, Rogério Álvaro Serra de Castro também destacou a relevância da vacinação. Segundo ele, “caso as vacinas preventivas da saúde pública não existissem ou não fossem aplicadas indistintamente, a população mundial teria se constituído numa massa, muito mais do que já é, de sobreviventes portadores de males atrozes”. O diretor executivo de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel, falou sobre a iniciativa: “Não é o momento de poupar esforços, de qualquer natureza, quando se está diante de uma pandemia, pois a prioridade é sempre a saúde e a vida. Vacina já!”. 

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, comentou a campanha do IAB: “A iniciativa é importante, pois a vacina vai permitir a reabertura dos tribunais e o pleno exercício da advocacia”. O presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, disse que entidade apoiará a iniciativa. Segundo ele, “a Caarj está à disposição para todas as ações que forem necessárias em favor da vacinação, afinal, é a vida do Brasil que está em jogo".