“É uma grande honra para a família Meira celebrar este convênio com o IAB”, disse André Meira, neto do jurista paraense Silvio Meira, que foi orador oficial do IAB e agraciado, em 1971, com a Medalha Teixeira de Freitas, maior comenda do Instituto. Da tribuna do plenário, o presidente do ISM falou sobre a comemoração, este ano, do centenário de Silvio Meira. “Em sua memória, realizamos vários eventos, entre os quais o II Congresso Ítalo-Luso-Brasileiro, em Roma; o Simpósio de Direito Romano, no Rio de Janeiro, em parceria com o IAB e a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, e, mais recentemente, no mês passado, em Belém do Pará, o VIII Congresso Luso-Brasileiro de Direito”, informou.
Na sessão ordinária, também houve o lançamento de duas obras clássicas do professor Silvio Meira, as biografias Teixeira de Freitas, o jurisconsulto do Império e Clóvis Bevilaqua, sua vida, sua obra, que passaram a fazer parte do acervo da Biblioteca Daniel Aarão Reis, do IAB. Os livros, que foram reeditados, serão lançados também, na próxima semana, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sua exposição, André Meira falou sobre o papel do ISM no enfrentamento da crise brasileira. “A nossa luta é acadêmica”, afirmou ele, para quem “a solução dos problemas do País passa pelo ressurgimento das universidades como centros de poder, de pensamento e desenvolvimento”.
Estavam presentes na sessão os diretores da Escola Superior do IAB (Esiab) Claudio Carneiro e Angela Mendes, e o presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), Francisco Amaral.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!