NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 22 Novembro 2019 17:15

Grechi destaca importância do patrimônio de afetação de propriedades do campo, previsto na MP do Agro

Paulo de Tarso Sanseverino e Frederico Price Grechi Paulo de Tarso Sanseverino e Frederico Price Grechi
“Como é muito importante para o investidor e o empresário rural, e também para o consumidor, ter ciência dos riscos e da extensão de eventuais prejuízos relacionados a negócios que envolvem propriedades no campo, a questão do patrimônio de afetação é fundamental para os devidos esclarecimentos e garantias.” A afirmação foi feita pelo presidente da Comissão de Direito Agrário e Urbanístico do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Frederico Price Grechi, no simpósio sobre Direito Agrário em desenvolvimento e as inovações da MP 897/2019 para o agronegócio, realizado no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no Centro do Rio, no dia 8 de novembro. No evento, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino recebeu, pelas mãos de Frederico Price Grechi, uma placa em reconhecimento à sua atuação e relevância no setor jurídico.
O patrimônio de afetação – segregação de bens do incorporador para assegurar a entrega de unidades em construção aos futuros adquirentes, em caso de falência do incorporador – é uma das questões tratadas na Medida Provisória 897/2019, também conhecida como MP do Agro, em tramitação no Congresso Nacional. A medida, que institui o Fundo de Aval Fraterno para garantir operações de crédito rural, dispõe sobre patrimônio de afetação de propriedades do campo, Cédula Imobiliária Rural (CIR), escrituração de títulos de crédito e a concessão de subvenção econômica para empresas cerealistas.

Organizado pela SNA, pelo IAB e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o simpósio tratou ainda de outros assuntos, tais como os novos paradigmas dos contratos agrários, novos títulos do agronegócio e recuperação judicial do produtor rural, também abrangidos pela MP do Agro. 

O painel dedicado aos Contratos agrários foi presidido pela advogada Érica Guerra Silva, membro da Comissão de Direito Empresarial do IAB, e teve como palestrante o presidente da Comissão de Direito Agrário do Conselho Federal da OAB, Antonio Augusto de Souza Coelho. O tema foi debatido pelo procurador do Estado do Rio de Janeiro Gustavo Borba.  
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173