NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 20 Maio 2022 20:17

Ex-presidente do IAB defende apoio a advogados que não dispõem de tecnologia para exercer a profissão 

Rita Cortez Rita Cortez

A abertura do evento Os desafios da Justiça do Trabalho Digital, realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), nesta sexta-feira (20/5), no canal da instituição de ensino no YouTube, contou com a participação virtual da ex-presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Rita Cortez. “A tecnologia trouxe grandes benefícios, inclusive para a advocacia, mas não é admissível que advogados que não têm recursos financeiros para investir em equipamentos para participar de audiências virtuais sejam alijados da profissão e impedidos de exercer o seu ofício”, afirmou a advogada trabalhista. Ela acrescentou: “As entidades da advocacia precisam ajudá-los”. 

Também palestraram na abertura do evento, que contou com o apoio do IAB, a desembargadora Mery Bucker Caminha, que representou a presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho; a presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), Claudia Marcia de Carvalho Soares; o diretor da Escola Associativa dos Juízes do Trabalho (Ejutra), desembargador aposentado Marcos de Oliveira Cavalcante, e o juiz auxiliar da Escola Judicial do TRT/RJ Fabio Rodrigues Gomes.

Outros membros do IAB participaram do evento.  A 3ª vice-presidente, Ana Amélia Menna Barreto, participou dos debates no painel sobre A inteligência artificial judiciária: heroína ou vilã?. “Há muito tempo venho estudando o impacto da tecnologia no Poder Judiciário e vejo que é fundamental investir na capacitação dos juízes para que tenham pleno controle do uso da inteligência artificial nos processos”, afirmou.  

 

A partir do alto à esquerda, no sentido horário, Valéria de Sá Ribeiro, Luís Carlos Moro, Ana Amélia Menna Barreto e Paulo Sérgio Velten Pereira

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, membro honorário do IAB, atuou como moderador no painel sobre Justiça 100% digital. “Como o Maranhão é um dos estados mais pobres do País, temos enfrentado grandes dificuldades no processo de modernização do Poder Judiciário por meio do investimento em novas tecnologias, mas vamos conseguir promover a transformação digital dos nossos serviços”, afirmou.  

O membro efetivo Luís Carlos Moro debateu o tema Audiências virtuais, híbridas ou presenciais? Segundo ele, “a audiência não é um ato processual qualquer, mas o momento em que o Estado apresenta a sua face, devendo, portanto, ser valorizada, seja qual for a sua forma de realização”. O futuro do processo com as provas digitais foi o tema debatido pela advogada Valéria de Sá Ribeiro. “É preciso se adaptar às inovações, o que não é difícil, se considerarmos que, há alguns anos, não se imaginava que o celular seria um equipamento praticamente ao alcance de toda a população, como temos visto”, disse.  

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173