Sexta, 12 Novembro 2021 20:03

Encontro de mulheres agraristas teve a participação da presidente do IAB

Da esq. para a dir., Roberta Melo, presidente da Comissão Nacional de Mulheres Agraristas; Rita Cortez, presidente do IAB; Giovana Zibetti, filha do falecido presidente Darcy Zibetti, e Ana Cristina Leinig de Almeida Da esq. para a dir., Roberta Melo, presidente da Comissão Nacional de Mulheres Agraristas; Rita Cortez, presidente do IAB; Giovana Zibetti, filha do falecido presidente Darcy Zibetti, e Ana Cristina Leinig de Almeida
A solenidade de abertura do II Encontro Nacional das Mulheres Agraristas, realizada nesta sexta-feira (12/11), no Auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no Rio de Janeiro, contou com a participação da presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. O evento também prestou homenagem póstuma ao presidente e fundador da União Brasileira dos Agraristas Universitários (Ubau), Darcy Walmor Zibetti, que morreu no dia 17 de setembro, aos 84 anos.
“O IAB já faz parte da história da Ubau, seja incentivando, seja apoiando os debates sobre temas vinculados ao Direito Agrário”, disse Rita Cortez, acrescentando: “É muito bom saber que na Ubau, por força do visionário e notável professor Darcy Zibetti, que nos deixou recentemente, foi criada a Comissão Nacional das Mulheres Agraristas, que completa dois anos de vida”. A advogada também ressaltou: “Por conta da nossa parceria e da admiração à pessoa do extraordinário professor Darcy – um apaixonado pelo Direito Agrário –, o IAB, por meio da sua Comissão pilotada pelo professor e advogado Frederico Price Grechi, não poderia deixar de estar presente”.

Em decorrência do aumento do número de mulheres no agronegócio, a União Brasileira dos Agraristas Universitários (Ubau), que tem por objetivo estimular o estudo e a pesquisa do Direito Agrário aplicado ao agronegócio, promovendo cursos, congressos, palestras e livros sobre o assunto, criou uma comissão destinada às mulheres, que tem por lema ser “A voz feminina no agronegócio”. Essa comissão organizou o encontro desta sexta-feira, que teve painéis sobre Como agregar valor aos produtos do agro, Questões fundiárias polêmicas, Sustentabilidade e infraestrutura no agronegócio e Instituições em prol do agro.