O primeiro a ler o compromisso de posse foi Paulo Roberto Soares Pacheco, cuja indicação partiu da diretora de Biblioteca do Instituto, Marcia Dinis. Relembrando os tempos de graduação, que os dois cursaram juntos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a advogada contou que o novo consócio sempre se destacou. “Poder ter convivido com ele na faculdade e agora tê-lo conosco aqui é um privilégio, porque Paulo Roberto é uma pessoa qualificadíssima. Ele poderá contribuir muito, não apenas no âmbito do Direito Internacional, mas também no âmbito humanista, que é tão importante”, disse Dinis.
O embaixador, que além da carreira de quase quatro décadas na diplomacia também estuda o setor de Energia, fará parte das Comissões de Energia e Transição Energética e de Direito Internacional. Em sua fala, ele aproximou o trabalho do Itamaraty ao do Instituto, lembrando que ambos atuam pela construção e consolidação da identidade nacional. “É uma honra para mim estar no IAB, cuja história nos ensina sobre a centralidade dessa instituição para a formação dos alicerces do Brasil como nação e como sociedade. Como diplomata de carreira, tenho dedicado minha vida profissional a representar meu País no exterior, esse mesmo País que o Instituto ajudou a moldar”, declarou Pacheco.
A Comissão de Energia e Transição Energética também ganhou o reforço de Caio José Alves, que foi indicado pelo presidente e pelo 1º vice-presidente da mesma comissão, Bernardo Gicquel e Illan Swartzman, respectivamente. Saudado pelo consócio Matheus Eichler, que também integra o grupo, o empossado foi definido como uma autoridade no campo do Direito de Energia. “Ele sempre teve uma atuação muito próxima dos agentes, entendendo as questões relacionadas ao setor de Energia como regulador, como jurista, como advogado e como publicista”, elogiou.
Matheus Eichler
Bernardo Gicquel afirmou que a Comissão ganhou dois novos membros importantes e deu as boas-vindas a ambos. Sobre Alves, ele sublinhou que a experiência do novo consócio irá agregar muito aos debates do grupo: “Como advogado, ele é um dos maiores ícones da área de Energia Elétrica e com certeza nossa comissão ficará ainda maior do que já é com a sua presença”.
Caio José de Oliveira Alves
Com mais de uma década de atuação no setor energético, Alves contou que seu interesse pela área surgiu ainda na infância. Agradecendo a oportunidade de ingressar no IAB, ele ressaltou que assume a responsabilidade de participar das discussões a respeito dos grandes temas que cercam esse campo. “Temos o grande desafio de entender como faremos uma transição energética justa, que observe o que o Brasil tem de recursos e usufrua disso e, ao mesmo tempo, que seja módica para a sociedade, para que toda ela consiga usufruir. Eu espero contribuir muito com todos esses diálogos”, disse ele.