Ele recebeu a comenda das mãos da reitora da UFRJ, professora Denise Carvalho. Ao receber a honraria, Carlos Eduardo Machado se disse “muito honrado em poder receber, em nome do IAB, o Colar do Mérito Pedro, o Libertador” e ressaltou que o Instituto “sempre esteve na vanguarda do Direito, lutando pelo aprimoramento da ordem jurídica, o desenvolvimento dos valores sociais e por uma sociedade mais justa e equânime”.
Na solenidade, também fez uso da palavra o presidente do Conselho de Minerva, Sebastião Amoêdo de Barros. Foram citadas várias realizações de D. Pedro I, no Brasil e em Portugal, e exaltada sua coragem política em todo o processo que resultou na Independência do Brasil. Também foi lembrada sua criatividade como compositor, sendo executadas algumas composições de sua autoria, entre elas, o Hino da Independência.
A comenda do Colar do Mérito Pedro, o Libertador, instituída pelo Conselho de Minerva, é uma homenagem a D. Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon e tem o objetivo de despertar em todos aqueles que lutam pela liberdade as virtudes que forjaram o caráter do imperador que teve papel relevante na história do Brasil e de Portugal.