Dando as boas-vindas aos empossados, Sanches destacou que a entrada de novos associados sempre é um momento especial para a Casa de Montezuma. No entanto, disse ele, a sessão é ainda mais marcante por acontecer na data de aniversário do IAB: “Hoje é um dia de muita emoção, que ficará guardado conosco. É um dia importante para quem toma posse, mas também para o Instituto, que celebra 181 anos de fundação”.
Indicado pela diretora de Publicações, Katia Rubinstein Tavares, Alcides Ribeiro foi o primeiro a ler o compromisso de posse. Definido como um magistrado atento e solícito com os advogados, Alcides foi elogiado por sempre exercer as tarefas do Judiciário com excelência. “Ele é um homem extremamente culto, com diversas contribuições acadêmicas, mas muito me encanta o fato de ele ter um grande respeito e muita admiração pela advocacia”, afirmou Katia.
O desembargador, que fará parte da Comissão de Direito Administrativo, ressaltou a honra em passar a compor os quadros da entidade jurídica mais antiga das Américas: “Recebo com felicidade esta honraria de pertencer a esta Casa, que é uma relevante instituição para a democracia e para a advocacia brasileira”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Débora Batista Martins, Julio Cezar de Oliveira Braga, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
Julio Cezar Braga, indicado pela 2ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Débora Batista Martins, e pela 2ª vice-presidente do Instituto, Adriana Brasil Guimarães, também teve sua trajetória profissional elogiada. “Ele tem especialização em psicanálise, que contribui para a atuação em diversas áreas do Direito. Então, é uma honra indicá-lo porque o IAB só ganha com o ingresso dele”, enfatizou Débora Martins, que saudou o empossado.
Novo membro das Comissões de Direito Civil, de Direito de Família e Sucessões, de Direitos Humanos, da Diversidade e de Filosofia do Direito, Julio Cezar destacou que pretende usar seus conhecimentos em psicanálise para enriquecer os trabalhos do Instituto: “Sei que vou aprender muito com os colegas desta Casa, na qual depositarei tempo, dedicação e afeto”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Rita Cortez, Paula Frassinetti Coutinho da Silva Mattos, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
Reforçando o quadro de membros de variadas regiões do Brasil, a advogada Paula Frassinetti, que vive e trabalha no Pará, ingressou no IAB através da indicação da ex-presidente da entidade e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez. Segundo a indicante, Paula é uma profissional com militância ativa na área trabalhista e em movimentos sociais. “É um orgulho tê-la conosco porque sei que ela irá colaborar muito, em especial na nossa subsede em Belém”, disse Rita.
Em seu discurso, Paula agradeceu à indicante a afirmou ser uma honra entrar na Casa de Montezuma trazida pelas mãos de uma mulher. Destacando seu compromisso com a luta pela igualdade de gênero, ela declarou que toda advogada deve ser grata àquelas que abrem caminhos para as outras mulheres. “A luta pelo respeito da condição feminina é sempre coletiva. Por isso, qualquer uma de nós que vem na frente de uma plateia falar em um microfone deve sempre saber que chegamos aqui pela luta umas das outras”, disse a nova integrante das Comissões de Direito do Trabalho e dos Direitos da Mulher.