O advogado, professor e escritor Dalmo de Abreu Dallari foi homenageado com a Medalha Luiz Gama (post-mortem), recebida por sua filha Monica de Abreu Dallari. Desenhada por Oscar Niemeyer especialmente para o IAB, em 2009, quando o arquiteto tinha 101 anos de idade, a Medalha Luiz Gama é destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito. O também advogado, escritor e professor Marcello Augusto Diniz Cerqueira foi agraciado com a Medalha Levi Carneiro, destinada àqueles com mais de 30 anos de filiação ao Instituto e destacada participação na vida associativa.
Da esq. para a dir., Sérgio Sant'Anna, Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, Sonia Maria Paiva Diniz Cerqueira e Sydney Sanches
“Homenagear Marcello Cerqueira e Dalmo Dallari aqui nesta Casa, que é a casa da defesa da constitucionalidade e das liberdades, é ratificar a nossa obrigação com a regularidade constitucional, com o estado democrático de direito e com a defesa da democracia”, complementou Sydney Sanches. Autor da iniciativa da homenagem, o presidente da Comissão de Direito Constitucional do IAB, Sergio Sant’Anna, destacou o lançamento do livro O Instituto dos Advogados Brasileiros e os pareceres da Comissão de Direito Constitucional – Volume II, que reúne pareceres dos membros da comissão.
Vida rica e plural – Com problemas de saúde, Marcello Cerqueira foi representado por sua mulher, Sonia Maria Paiva Diniz Cerqueira, e acompanhou a homenagem virtualmente. Ele foi saudado por sua amiga e ex-presidente do IAB Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira: “É difícil e fácil falar sobre Marcello Cerqueira. Difícil porque Marcello tem uma vida tão rica, tão plural e cheia de acontecimentos fora do comum. Mas ao mesmo tempo é fácil, porque Marcello é uma pessoa extremamente doce, é equilibrado, ponderado, quase zen. E se expressa de maneira engraçada e irônica, nada pesada”.
Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira
Maria Adélia fez um retrospecto da vida de Marcello Cerqueira, que nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 6 de agosto de 1939, foi líder estudantil, jornalista, deputado, advogado de presos políticos e teve intensa atuação na luta contra a ditadura militar, tendo sido preso e alvo de bombas intimidadoras. Com a redemocratização do País, exerceu vários cargos no governo. A ex-presidente do IAB também citou a vasta obra literária de Marcello Cerqueira e finalizou sua saudação lembrando que o homenageado, nascido no Grajaú, na zona Norte do Rio, nunca deixou de fazer referências carinhosas ao bairro da sua infância.
Guru de todos – Orador oficial do IAB, Sergio Tostes saudou a memória de Dalmo Dallari, referindo-se a ele como “um dos maiores juristas brasileiros e personagem indispensável na nossa história contemporânea”. Ele lembrou que, no período da ditadura militar, Dallari foi um dos expoentes na defesa dos direitos humanos e um dos fundadores da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, a convite de D. Paulo Evaristo Arns. “Dallari era o guru de todos, dava o norte das coisas, o caminho de saída. Não era um homem de confronto direto, mas sim de raciocínio – um mentor”, pontuou Sergio Tostes. Segundo ele, “pessoas como Dalmo Dallari e Marcello Cerqueira têm que ser enaltecidas e lembradas entre as grandes figuras que lutaram contra a ditadura, e compete a nós resgatar a história contemporânea”.
Sergio Tostes
Monica de Abreu Dallari recebeu a Medalha Luiz Gama em nome da família. “Não sou advogada, sou jornalista, mas tinha uma interação muito grande com o meu pai, porque ele também se considerava um jornalista”, disse Monica Dallari. Ela falou sobre as principais características do pai, que sempre buscava o espaço na lei, sem uso de violência. “Como Luiz Gama, meu pai também era um humanista, um homem do interior, muito simples, sempre positivo, sábio, extremamente generoso, que valorizava a família unida”, enumerou.
Participaram da mesa de trabalho, além do presidente Sydney Sanches, a diretora de Diversidade e Representação Racial, Edmée da Conceição Cardoso, o presidente da Comissão de Direito Constitucional, Sérgio Sant’Anna, o orador oficial do IAB, Sergio Tostes, a ex-presidente Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira e as representantes dos homenageados, Sonia Maria Paiva Diniz Cerqueira e Monica de Abreu Dallari.
Sérgio Sant'Anna
Após a solenidade de outorga das medalhas, foi lançado o livro O Instituto dos Advogados Brasileiros e os pareceres da Comissão de Direito Constitucional – Volume II, organizado pelo presidente da Comissão, Sérgio Sant'Anna, tendo como coautores Adriano Pilatti, Aldo da Silva Arantes, Alexandre Brandão Martins Ferreira, Elian Pereira de Araújo, Emerson Affonso da Costa Moura, Fernando Orotavo Neto, Gabriel Lima Marques, Gisela Gondin Ramos, Hariberto de Miranda Jordão Filho, Jorge Rubem Folena de Oliveira, José Antonio Seixas da Silva, José Guilherme Berman Corrêa Pinto, Kátia Rubinstein Tavares, Lenio Luiz Streck, Pablo Malheiros da Cunha Frota, Pedro Teixeira Pinos Greco e Sérgio Luiz Pinheiro Sant'Anna.