NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 06 Maio 2022 22:44

Cinco membros do Instituto são empossados como desembargadores do TJRJ 

Da esq. para a dir., André Luis Mançano Marques, Sydney Sanches, Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Eduardo Abreu Biondi, Luciano Bandeira, Renata Silvares França Fadel e Luiz Felipe Conde Da esq. para a dir., André Luis Mançano Marques, Sydney Sanches, Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Eduardo Abreu Biondi, Luciano Bandeira, Renata Silvares França Fadel e Luiz Felipe Conde

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, prestigiou os cinco membros da Casa de Montezuma que tomaram posse, nesta sexta-feira (6/5), como desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) nas vagas destinadas ao quinto constitucional. Na solenidade, realizada na Sala de Sessão do Órgão Especial e conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira, ingressaram na magistratura André Luís Mançano Marques, Eduardo Abreu Biondi e Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, oriundos da advocacia, Humberto Dalla Bernardina de Pinho e Renata Silvares França Fadel, que pertenciam aos quadros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). 

"Não é mera coincidência o fato de que os desembargadores hoje empossados são do IAB, mas sim a confirmação da nossa tradição de reunir em nossos quadros membros de escol e raro conhecimento jurídico”, destacou Sydney Sanches. O presidente nacional do IAB acrescentou: “A felicidade é ainda maior ao saber que eles continuarão atuantes em nossa instituição e contribuindo para a difusão do Direito e de nossa história”. Também compareceram à solenidade os ex-presidentes do IAB Rita Cortez e Técio Lins e Silva. 

Formado em Direito pela Uerj, André Luis Mançano Marques ingressou no IAB em 2017, é o 1º vice-presidente da Comissão de Direito Digital e foi procurador-geral do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. “Uma legião de pessoas do bem me fez chegar até aqui, realizando um antigo sonho”, afirmou o desembargador André Marques, que agradeceu a confiança nele depositada pelas últimas diretorias do IAB e registrou as presenças de Sydney Sanches, Rita Cortez e Técio Lins e Silva. 

                                                                                     Foto: Octacílio Barbosa/Alerj

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira, conduz a solenidade

Exército de amigos – Renata Silvares França Fadel estava no MPRJ desde 1996 e vinha atuando como promotora no 1º Juizado Especial Criminal do Rio de Janeiro. Ela é integrante da Comissão de Direito Penal do IAB desde setembro de 2021, quando tomou posse como membro honorário. Em seu discurso de posse, a magistrada afirmou: “Este sonho só está sendo realizado porque tive ao meu lado a minha família e um exército de amigos”. 

Eduardo Abreu Biondi se formou pela Universidade Candido Mendes (Ucam), tem especialização em Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor e Direito Imobiliário, e está no IAB desde 2018. “Esta é uma sessão histórica em que o TJ do Rio recebe novos cinco desembargadores que, com suas vivências jurídicas diversas, muito contribuirão para a realização da justiça”, disse o magistrado. 

Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues é graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), se tornou membro da Casa de Montezuma em 2010 e faz parte da Comissão de Direito Internacional. Ele também  integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE/RJ) na classe de jurista. “Nunca tive dúvida de que o Direito era o caminho que deveria seguir”, afirmou o desembargador.  

 

Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues e Sydney Sanches

Humberto Dalla Bernardina de Pinho tem graduação, mestrado e doutorado pela Uerj. Ingressou no MPRJ em 1995 e, dois anos depois, no IAB, atuando desde então na Comissão de Direito Processual Civil. Antes de se tornar magistrado, exercia a função de procurador de Justiça. É professor titular de Direito Processual Civil da Uerj. Ao agradecer aos que o apoiaram em toda a sua carreira, o novo magistrado incluiu os seus professores e disse: “Desde que entrei na Uerj, a Uerj nunca mais saiu de mim”. 

Integraram a mesa de honra o governador do Rio, Claudio Castro; os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), desembargador Elton Leme; da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT); da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, e da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o conselheiro Mauro Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e os desembargadores e ex-presidentes do TJRJ Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, Claudio de Mello Tavares e Luiz Zveiter. 

                                                                                 Foto: Octacílio Barbosa/Alerj

A Sala de Sessão do Órgão Especial ficou lotada

E ainda: o cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia Del Giudice; o general de Brigada Ernesto de Lima Gil, que representou o comandante Militar do Leste, general de Exército José Eduardo Pereira; e o brigadeiro Alessander de Andrade Santoro, que representou o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), tenente-brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini. 

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173