"Não é mera coincidência o fato de que os desembargadores hoje empossados são do IAB, mas sim a confirmação da nossa tradição de reunir em nossos quadros membros de escol e raro conhecimento jurídico”, destacou Sydney Sanches. O presidente nacional do IAB acrescentou: “A felicidade é ainda maior ao saber que eles continuarão atuantes em nossa instituição e contribuindo para a difusão do Direito e de nossa história”. Também compareceram à solenidade os ex-presidentes do IAB Rita Cortez e Técio Lins e Silva.
Formado em Direito pela Uerj, André Luis Mançano Marques ingressou no IAB em 2017, é o 1º vice-presidente da Comissão de Direito Digital e foi procurador-geral do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. “Uma legião de pessoas do bem me fez chegar até aqui, realizando um antigo sonho”, afirmou o desembargador André Marques, que agradeceu a confiança nele depositada pelas últimas diretorias do IAB e registrou as presenças de Sydney Sanches, Rita Cortez e Técio Lins e Silva.
Foto: Octacílio Barbosa/Alerj
Exército de amigos – Renata Silvares França Fadel estava no MPRJ desde 1996 e vinha atuando como promotora no 1º Juizado Especial Criminal do Rio de Janeiro. Ela é integrante da Comissão de Direito Penal do IAB desde setembro de 2021, quando tomou posse como membro honorário. Em seu discurso de posse, a magistrada afirmou: “Este sonho só está sendo realizado porque tive ao meu lado a minha família e um exército de amigos”.
Eduardo Abreu Biondi se formou pela Universidade Candido Mendes (Ucam), tem especialização em Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor e Direito Imobiliário, e está no IAB desde 2018. “Esta é uma sessão histórica em que o TJ do Rio recebe novos cinco desembargadores que, com suas vivências jurídicas diversas, muito contribuirão para a realização da justiça”, disse o magistrado.
Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues é graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), se tornou membro da Casa de Montezuma em 2010 e faz parte da Comissão de Direito Internacional. Ele também integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE/RJ) na classe de jurista. “Nunca tive dúvida de que o Direito era o caminho que deveria seguir”, afirmou o desembargador.
Humberto Dalla Bernardina de Pinho tem graduação, mestrado e doutorado pela Uerj. Ingressou no MPRJ em 1995 e, dois anos depois, no IAB, atuando desde então na Comissão de Direito Processual Civil. Antes de se tornar magistrado, exercia a função de procurador de Justiça. É professor titular de Direito Processual Civil da Uerj. Ao agradecer aos que o apoiaram em toda a sua carreira, o novo magistrado incluiu os seus professores e disse: “Desde que entrei na Uerj, a Uerj nunca mais saiu de mim”.
Integraram a mesa de honra o governador do Rio, Claudio Castro; os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), desembargador Elton Leme; da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT); da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, e da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o conselheiro Mauro Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e os desembargadores e ex-presidentes do TJRJ Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, Claudio de Mello Tavares e Luiz Zveiter.
Foto: Octacílio Barbosa/Alerj
E ainda: o cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia Del Giudice; o general de Brigada Ernesto de Lima Gil, que representou o comandante Militar do Leste, general de Exército José Eduardo Pereira; e o brigadeiro Alessander de Andrade Santoro, que representou o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), tenente-brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini.