NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 20 Maio 2022 23:28

Centenário do consócio e jurista Celso Barros Coelho é comemorado no Piauí 

Álvaro Fernando da Rocha Mota, Celso Barros Coelho e Celso Barros Coelho Neto Álvaro Fernando da Rocha Mota, Celso Barros Coelho e Celso Barros Coelho Neto

O centenário do jurista, professor e escritor Celso Barros Coelho, consócio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) desde 1996, foi celebrado nesta sexta-feira (20/5), em sessão solene realizada pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB/PI) e pela Academia Piauiense de Letras (APL), entidades que foram presididas pelo homenageado. O presidente do Instituto dos Advogados Piauienses (IAP), Álvaro Fernando da Rocha Mota, representante do IAB no estado, integrou a mesa de honra, junto com o homenageado e várias autoridades. "Um semeador de novos profissionais do Direito", assim o descreveu Álvaro Mota, lembrando que o homenageado foi professor, "ao mesmo tempo em que mantinha uma atividade profissional profícua, sem nunca descuidar de afazeres para com sua categoria profissional”.  

Ao agradecer a homenagem, o jurista centenário disse: “Meus prezados amigos, não me é possível, pela longa vida, ler o discurso que escrevi em agradecimento a vocês; por isso, falará por mim a minha filha Karine Barros Coelho”. A advogada assumiu a tribuna do auditório da OAB/PI e leu: “No seminário em que estudei por sete anos, aprendi a importância das palavras, o que me levou à dedicação ao magistério, que exerci em vários estabelecimentos em Teresina”. Dando voz ao pai, Karine disse: “Me tornei advogado, passei em oito concursos públicos e hoje, ao completar cem anos, lembro das palavras do filósofo inglês Bertrand Russel, que ao falar da velhice nos dá sábias lições de vida”. 

A filha continuou: “Indica ele que uma existência humana individual deveria ser como um rio pequeno, estreitamente contido dentro das suas margens, a correr impetuosamente sobre seixos e cascatas, tornando-se, aos poucos, mais largo, quando as margens recuam, as águas fluem tranquilamente e, no fim, sem qualquer interrupção visível, funde-se ao mar”. Para Celso Barros Coelho, “o homem que, na velhice, pode encarar a sua vida essa maneira, não sofrerá o medo da morte”. 

Álvaro Fernando Mota também foi à tribuna: “O êxito pessoal deste homem centenário, sua longa e bem-sucedida carreira jurídica e sua força na luta contra as injustiças foram construídos e forjados pela determinação e a coragem, que são virtudes que o acompanham desde sempre”. Segundo ele, o jurista “sempre manteve uma postura proativa em favor da cidadania, o que o levou a ser deputado estadual e deputado federal pelo Piauí”. Dentre os que ocuparam a mesa de honra estavam o neto do homenageado e presidente da OAB/PI, Celso Barros Coelho Neto, e o presidente da APL, Zózimo Tavares Mendes. 

 

Álvaro Fernando da Rocha Mota

 

Trajetória – Nascido no dia 11 de maio de 1922, na cidade de Pastos Bons, no Maranhão, o menino Celso Barros Coelho foi alfabetizado por uma tia. Aos 16 anos, mudou-se para a capital do Piauí e tornou-se seminarista, ao estudar por sete anos no Seminário Menor de Teresina. Aprendeu latim, grego, francês, italiano e espanhol. Graduou-se em Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI), aos 30 anos de idade. 

Foi juiz, promotor, auditor e procurador federal, cargo no qual se aposentou. Lecionou na UFPI, em cuja cátedra de Direito Civil permaneceu até os 70 anos. Também foi professor convidado de Direito Civil da Universidade Nacional de Brasília (UNB), deputado estadual com mandato cassado pela ditadura militar, deputado federal por dois mandatos e presidente da OAB/PI por cinco mandatos consecutivos (1963 a 1974). 

 

 

Dentre os muitos livros publicados pelo jurista estão Da poesia latina na época de Augusto, O Estado e os direitos do homem, O Estado brasileiro – do conteúdo político ao social, Diretrizes para uma ação política, Imunidades parlamentares, O direito como razão histórica, Universidade em causa e Tempo e memória: Pastos Bons
 

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173