Indicado pelo consócio e ex-presidente do Conselho Federal da OAB Cezar Britto, Marcus Alexandre Neves foi o primeiro empossado da sessão. Saudando o advogado, que fará parte da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical, Britto o definiu como um cúmplice na luta pela dignidade humana. “Ele é alguém que, no seu juramento, compreendeu que o diploma e a advocacia não devem estar a serviço da opressão e da injustiça”, disse o proponente.
Presente na sessão, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, também saudou Marcus Alexandre Neves: “Ele é um amigo querido e um advogado militante e atuante. Tenho certeza que vai contribuir muito para a história do IAB, trazendo experiência e força para a instituição”. Em sua fala, o empossado afirmou ser uma honra compor os quadros da Casa de Montezuma. “Minha atividade laboral de quase 30 anos me presenteia com o privilégio de fazer parte dessa tão importante Casa da comunidade jurídica nacional. Prometo honrar essa instituição e defender o nosso Estado Democrático de Direito”, disse Neves.
Da esq. para a dir., Sérgio Tostes, Samuel Carvalho Freitas Sigilião, Antônio Laért Vieira Junior, Carlos Eduardo Machado e Hetilene Tostes
O segundo a ler o compromisso de posse foi Samuel Sigilião, que ingressou na entidade por indicação do orador oficial, Sérgio Tostes, e da diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (ESIAB), Leila Pose Sanches. Advogado associado no escritório de Tostes, Sigilião foi saudado pelo colega: “É uma honra trabalhar com você e tenho certeza que você poderá dar uma grande contribuição ao Instituto com sua inteligência e seu vigor”.
Tostes também leu a saudação enviada por Leila Pose, que não pôde comparecer à solenidade. “O IAB reforça seu time com mais um grande advogado que contribuirá muito com os estudos jurídicos aqui propostos”, escreveu ela. Agradecendo a oportunidade de integrar o Instituto, Sigilião se comprometeu a trabalhar nas atividades da entidade. “Estou disponível para desenvolver estudos que sejam do interesse da nossa sociedade, que me parece demandar por mais segurança jurídica”, afirmou o novo membro da Comissão de Direito Processual Civil.
Da esq. para a dir., Antônio Laért Vieira Junior, Vivian de Gann dos Santos, Carlos Eduardo Machado e Hetilene Tostes
Vivian de Gann, que tomou posse no IAB por meio de indicação da consócia e vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, foi a terceira empossada da noite. Ela foi saudada em um vídeo, no qual a proponente exaltou sua trajetória profissional: “Mestre e doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ela é uma advogada que precisa se unir ao IAB por suas qualificações acadêmicas e propriedades técnicas. É uma honra apresentar essa colega brilhante da área trabalhista”.
Ana Tereza Basílio enviou vídeo com saudação a Vivian de Gann
Em seu discurso, a nova integrante da Comissão de Direito do Trabalho ressaltou o orgulho em ingressar no Instituto. “É uma alegria estar na Casa de Montezuma, uma das maiores referências da advocacia nacional, que está sempre atrelada aos seus princípios fundamentais na defesa da democracia”, declarou.