Através da indicação do diretor do Setor Administrativo do IAB, Antônio Laért Vieira Júnior, e do presidente do Instituto, Sydney Sanches, Carlos Alberto Direito foi o primeiro empossado da noite. Os proponentes destacaram a trajetória familiar de Carlos Alberto Direito Filho, citando seu pai, Carlos Alberto Menezes Direito, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e considerado por Sydney Sanches “um magistrado de atuação exemplar”. Segundo Antônio Laért Vieira, o novo membro “vai trazer para a Casa e para os colegas advogados e advogadas, as luzes de um trabalho brilhante na advocacia, que vem de muito tempo”.
Carlos Alberto Direito, que é presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ, também foi saudado pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que afirmou que o advogado “tem todas as qualidades e sensibilidade” para integrar o IAB. “Carlos Alberto agora figura no panteão dos grandes nomes da advocacia do Rio de Janeiro, que presidiram a mais importante instituição da Ordem dos Advogados, que é o Tribunal de Ética e Disciplina”, disse Bandeira.
No Instituto, o novo integrante fará parte da Comissão de Direito Civil. Em seu discurso de posse, Carlos Alberto Direito afirmou que pensou em recusar o convite de ingresso. “O IAB é a maior referência da cultura jurídica do nosso País, então é com muita honra que eu recebi esse convite e, receoso, resolvi aceitar. São desafios assim que nos tornam melhores”. O empossado também lembrou da defesa institucional da democracia e afirmou ser “mais um aliado nessa luta diária”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Hercules Anton de Almeida, Sydney Sanches, Edmée da Conceição Cardoso, Luciano Bandeira e Antônio Laért Vieira
Na mesma ocasião, a Comissão de Direito do Trabalho ganhou o reforço de Hercules Anton de Almeida, também indicado por Antônio Laért Vieira Júnior. Em sua saudação ao novo membro, Laért Vieira lembrou do passado de ambos na OAB. Assim como Carlos Alberto Direito, Hercules Anton resistiu ao convite de ingresso no IAB. Essa atitude, para o proponente de ambos, demonstra “uma maturação da ideia, que está de acordo com o propósito do Instituto”. De acordo com o diretor administrativo da entidade, “devem entrar no IAB aqueles que pensaram sobre essa atividade. Aqui temos que ter produção, trabalhar e ter atividade intelectual além da advocacia”, destacou.
O presidente da Ordem no Rio definiu o novo membro do IAB como “uma referência no Sul Fluminense e na advocacia trabalhista e sindical”. Em sua saudação, Bandeira enfatizou que Anton é “um advogado respeitadíssimo no Estado do Rio, com uma história de vida dedicada à advocacia e à Ordem dos Advogados”. O empossado agradeceu aos colegas e colocou seu trabalho à disposição do Instituto, que definiu como uma importante entidade de luta pela ordem jurídica. “Quero colaborar no que puder e participar em tudo que for possível dentro do meu pequeno conhecimento”, disse Anton.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Ricardo Loretti Henrici, Sydney Sanches, Edmée da Conceição Cardoso, Luciano Bandeira e Antônio Laért Vieira
Laért Vieira e Sydney Sanches também foram os indicantes da entrada de Ricardo Loretti Henrici, que fará parte da Comissão de Direito Empresarial. Durante a saudação ao novo membro, o diretor administrativo do IAB destacou a importância do ambiente institucional para o reforço dos advogados diante das situações cotidianas.
O novo membro também foi saudado por Luciano Bandeira. O presidente da OAB/RJ afirmou que Henrici “é um colega leal, brilhante e que vai contribuir muito para o Instituto”. Segundo Ricardo Henrici, a posse representa um privilégio. Ele reafirmou o compromisso de trabalhar com afinco e dedicação na entidade. “Estar nesta Casa me deixa extremamente satisfeito e não demorei pra aceitar porque queria estar ao redor de vocês”, disse aos confrades.