NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 20 Setembro 2022 01:50

Carlos Eduardo Machado prestigia lançamento de livro de Everardo Moreira Lima

Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado e Everardo Moreira Lima Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado e Everardo Moreira Lima

O advogado e procurador de Justiça aposentado Everardo Moreira Lima, de 98 anos, que é membro remido do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), lançou nesta segunda-feira (19/9), na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o livro Cartas aos amigos, um compilado de mais de 300 cartas escritas por ele a familiares, amigos e colegas ao longo dos últimos 30 anos. O 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, compareceu ao lançamento, representando a entidade.

"Dr. Everardo Moreira Lima é uma das figuras mais queridas do mundo jurídico. Suas passagens pelo Ministério Público e pela advocacia foram extremamente marcantes, notadamente na advocacia empresarial, defendendo a livre iniciativa e a redução da intervenção do Estado. Muito bom vê-lo tão ativo!”, disse Carlos Eduardo Machado. Conhecido como “o príncipe do Ministério Público”, Everardo Moreira Lima foi o primeiro promotor a ingressar no MP do Distrito Federal por concurso de provas e títulos, em 1951; primeiro presidente da Amperj (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e o primeiro membro do MP a receber o Colar do Mérito Judiciário.

Entre as 300 cartas incluídas no livro, estão memórias da infância do autor, mas os textos também tratam de temas como literatura, pensamentos filosóficos, viagens e futuro. “São textos que escrevi de um tempo para cá. Sou nordestino, do sertão da Bahia, tenho uma história de vida com muito para contar”, disse o procurador aposentado, revelando seu segredo de longevidade: o amor ao próximo. “Para chegar à minha idade é preciso amar. Se você ama, você está feliz a todo momento”, afirmou. O livro foi editado por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior, do MPRJ.

 

(Com informações do MPRJ.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173