NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 13 Agosto 2022 01:50

Autor de livro sobre trabalho em ambiente virtual critica falta de regramento no Brasil

Da esq. para a dir., em cima, Marcia Dinis, Célio Pereira Neto  e Daniel Apolônio Vieira; embaixo, Ana Amelia Menna Barreto e Daniela da Rocha Brandão Da esq. para a dir., em cima, Marcia Dinis, Célio Pereira Neto e Daniel Apolônio Vieira; embaixo, Ana Amelia Menna Barreto e Daniela da Rocha Brandão

Membro da Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Célio Pereira Neto fez uma apresentação do seu livro Trabalho em ambiente virtual: causas, efeitos e conformação, nesta quinta-feira (11/8), em webinar no canal TVIAB no YouTube, dentro do projeto Saindo do Prelo. Ele se disse favorável à autonomia na gestão do teletrabalho, mas ressaltou: “No Brasil, temos poucos regramentos a esse respeito”.

Aberto pela 3ª vice-presidente do IAB, Ana Amélia Menna Barreto, o evento teve a participação da diretora de Biblioteca, Marcia Dinis, do presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio Vieira, da professora Daniela da Rocha Brandão e da ex-presidente do IAB Rita Cortez. Daniel Apolônio elogiou o brilhantismo da obra e do palestrante: “De fato é uma obra de fôlego, que recomendo vivamente a todos”.

Ao abrir o evento, Ana Amélia Menna Barreto falou da importância do projeto Saindo do Prelo, no sentido de “dar visibilidade às obras dos nossos associados e compartilhar com a sociedade esse conhecimento”. Sobre o livro, ela disse que “trata de um tema muito atual, que vem sendo enfrentado com dificuldade e que traz desafios para todos nós”.

Marcia Dinis explicou que a primeira edição do livro foi lançada antes da pandemia e já falava do trabalho em ambiente virtual. “Com a pandemia, a obra tornou-se impressionantemente atual e aborda aspectos das relações trabalhistas com amplo espectro”, acrescentou ela.

Célio Pereira Neto, que tem pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, iniciou sua fala afirmando: “Eu, na verdade, não antevi nada, isso já estava escrito. Eu simplesmente li aquilo que estava desenhado”. Com a pandemia, que colocou quase 4 bilhões de pessoas em isolamento social, ele disse que pôde aprofundar mais o assunto.

Na obra, o autor aborda conceitos de teletrabalho, home office, as origens, vantagens e desvantagens. Diante da escassez de legislação que regule o teletrabalho no Brasil, ele traz legislações de outros países, como Portugal, Espanha, Argentina e Chile. Também aborda o PLV 21/2022, fruto da MP 1.108, que deve ser sancionado pelo presidente da República em breve, trazendo algum regramento. “Vivemos cenários, durante a pandemia, em que não houve respeito, por exemplo, ao direito de desconexão, ou seja, o direito ao lazer e ao descanso”, disse ele, lembrando que “o que se viu na pandemia foi que as pessoas trabalharam mais do que o normal”.

Doutora em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela e professora da PUC-Rio, Daniela da Rocha Brandão tocou em questões ainda não definidas na legislação brasileira, com relação à jornada de trabalho em home office e o direito à desconexão: “Temos uma medida provisória fresquinha, que acabou de sair, mas ela ampara o empregador. A preocupação do legislador, me parece, foi amarrar a situação para blindar o contrato de trabalho da obrigação do pagamento das horas extraordinárias”.

Ao final do webinar, Rita Cortez sugeriu uma nova rodada de debates, juntando a Comissão de Direito do Trabalho e a Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical.


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173