Terça, 18 Fevereiro 2020 12:49

Após participar de solenidade no TRE-SP, André Marques defende combate às fake news nas eleições

 André Marques e o presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior André Marques e o presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior
Membro da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), André Marques representou a entidade na solenidade de posse do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para o biênio 2020/2021, nesta segunda-feira (17/2), no Salão dos Passos Perdidos, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). “A utilização de fake news nas eleições deste ano foi a tônica dos discursos das autoridades presentes, que condenaram a prática e prestigiaram o jornalismo profissional e a imprensa livre”, informou André Marques.
Compareceram à solenidade o governador de São Paulo, João Dória, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, entre outras autoridades. André Marques também é favorável ao combate às fake news. “Atuar contra elas é de extrema relevância para melhor regular não somente o processo eleitoral, mas também todas as relações dos integrantes da sociedade brasileira que vêm utilizando mal as mídias sociais para disseminar mentiras e ódio, ao invés de se valer da tecnologia para se aproximar, se informar melhor e produzir o bem comum”, disse.

Em seu discurso de posse, o desembargador Nuevo Campos ressaltou a importância de que cada cidadão, antes de repassar uma informação nas redes sociais, faça uma checagem da sua veracidade em plataformas confiáveis. “O maior mediador da verdade é o eleitor, protagonista do processo eleitoral”, afirmou o presidente do tribunal.

O desembargador Paulo Sergio Brant de Carvalho Galizia foi empossado nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Também compareceram à solenidade o ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles; os presidentes da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Eduardo Tuma, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris, e da OAB/SP, Caio Augusto Silva dos Santos.
 
O Salão dos Passos Perdidos lotado na solenidade de posse do novo presidente do TRE-SP