Definido como um profissional preparado e ético, Jorge Messias recebeu as boas-vindas do membro do Conselho Superior Sérgio Sant’Anna e de Sydney Sanches, que o indicaram ao IAB. “Ele provocou um vendaval nas instituições logo no início do mandato ao propor uma procuradoria em defesa da democracia e outra em defesa do meio ambiente. Por sempre estar atento a temas tão importantes, estou certo de que ele irá contribuir muito com o nosso trabalho”, disse Sérgio Sant’Anna.
O presidente do IAB também ressaltou as expectativas com o ingresso do novo consócio: “Tenho certeza que ele está comprometido e alinhado com todas as lutas do IAB e com todos os nossos compromissos históricos, que envolvem principalmente a defesa dos direitos humanos”. O advogado-geral da União passa a fazer parte da Comissão de Direito Constitucional.
Em seu discurso, Messias destacou que a democracia não é um fato dado. Ele reiterou a necessidade da constante luta pela estabilidade política nacional e elogiou o trabalho com esse fim, que é desenvolvido no Instituto. “Fazer parte de uma Casa que investe no conhecimento e colabora com os Poderes da República é sem dúvida uma grande honra para mim. Com meu histórico de defesa da democracia, me orgulho em poder dizer que faço parte do IAB”, afirmou.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Sérgio Sant’Anna, Marcelo Eugenio Almeida, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
Sérgio Sant’Anna também trouxe ao Instituto Marcelo Eugenio Almeida, outro destacado nome da Advocacia Geral da União. Dando boas-vindas, ele disse que a expertise do empossado será de grande valia para o IAB: “Ganhamos hoje mais um importante reforço para os nossos trabalhos. O procurador irá, com certeza, contribuir orientando debates e trocando ideias sobre temas fundamentais para o Instituto, como a defesa das instituições e da democracia”.
Novo integrante das Comissões de Direito Administrativo e de Compliance e Governança Corporativa, Marcelo Eugenio Almeida se dispôs a empenhar seus conhecimentos nas atividades desenvolvidas na Casa de Montezuma. O procurador, que é doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha), afirmou: “Tenho orgulho de exercer uma advocacia pública técnica, ética e corajosa. Todos esses são valores cultivados pelo Instituto e, por isso, estou animado em colaborar com os colegas”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Paulo Renato Fernandes da Silva, Taciela Cylleno, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) Taciela Cylleno foi a terceira empossada na solenidade. Ela ingressou no IAB através da indicação do consócio Paulo Renato Fernandes da Silva, que ressaltou a qualidade técnica do trabalho da magistrada. O advogado lembrou que ela é especialista em Direito do Trabalho e está atenta à influência dos avanços tecnológicos e da inteligência artificial nas relações laborais. “Taciela é uma profunda estudiosa do Direito e tenho certeza que irá honrar muito as discussões trabalhistas do Instituto”, disse.
Reiterando seu compromisso com a defesa da dignidade da pessoa humana e a valorização do trabalhador, a juíza destacou a paixão pela Justiça do Trabalho. No IAB, ela irá colaborar com as atividades desenvolvidas nessa área pela Comissão de Direito do Trabalho. “Me sinto honrada em ingressar em um ambiente democrático de troca de ideias, algo necessário e cada vez mais raro. Espero contribuir, junto a tão nobres e preparados colegas, para a proteção do trabalhador brasileiro”, enfatizou a magistrada.