A advogada afirmou também que “as solenidades de posse da ABLJ no plenário do IAB se tornaram um grande evento, que reúne os maiores doutrinadores e juristas do País”. Ela lembrou, ainda, o fato de a cadeira 8 da Academia ter como patrono Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, primeiro presidente do IAB, em 1843.
Aluisio Mendes foi saudado pelo desembargador federal aposentado e secretário-geral da ABLJ, Sergio de Andréa Ferreira. À solenidade, conduzida pelo presidente da ABLJ, Francisco Amaral, compareceram o governador do Rio, Wilson Witzel; o corregedor do TRF2, desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho; o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Flávio Oliveira Lucas; o desembargador federal aposentado Frederico Gueiros; Brenno de Andrade Filho e Tereza Castro Neves, sobrinha do ocupante anterior da cadeira 14 da ABLRJ e neta do patrono.
Aluisio Mendes é professor titular de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Estácio de Sá (Unesa); pós-doutor pela Universidade de Regensburg (Alemanha), doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Direito pela Johann Wolfgang Goethe–Universitat (Alemanha).
O acadêmico é autor de vários livros, entre os quais Incidente de resolução de demandas repetitivas: sistematização, análise e interpretação do novo instituto processual, A nova aplicação da jurisprudência e precedentes no CPC/2015 – estudos em homenagem à professora Teresa Arruda Alvim e Ações coletivas e meios de resolução coletiva de conflitos no direito comparado e nacional.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!