
“A educação é transformadora e nos assegura a internalização dos valores de cidadania, convivência, inclusão, respeito ao próximo e às diferenças. E são os professores os responsáveis por alcançarmos esse estágio de dignidade humana e igualdade.” A afirmação é do presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em referência ao Dia do Professor, que se comemora neste sábado (15/10).
Segundo Sydney Sanches, “o País precisa prestigiar seus professores, caso contrário estará fadado ao fracasso social”. O Dia do Professor foi estabelecido em 1963, durante o governo do presidente João Goulart. É uma data que homenageia a importância do professor e é comemorada em dias diferentes em outros países.
A data de 15 de outubro foi escolhida no Brasil em referência a D. Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827 assinou uma lei sobre o Ensino Elementar. A lei foi considerada um passo muito importante, porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter escolas de primeiras letras (Ensino Fundamental) e estipulou o salário dos professores.