
A Medalha Tiradentes foi entregue aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) André Luís Mançano Marques e Renata Silvares França Fadel e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, todos membros honorários do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), durante sessão solene realizada no Palácio Tiradentes na última quarta-feira (10/5). A medalha, principal honraria entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), destina-se a personalidades que prestam serviços relevantes à região fluminense.
Da esq. para a dir., Antônio Laért Vieira Júnior, André Luís Marques, Sydney Sanches e Leila Pose
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e teve a participação do presidente nacional do IAB, Sydney Sanches; do 1º vice-presidente do Instituto, Carlos Eduardo Machado; da 2ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães; da diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches; do diretor secretário do Setor Administrativo da entidade, Antônio Laért Vieira Júnior; do diretor Financeiro adjunto, Luiz Felipe Conde; do diretor de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel; da secretária adjunta da OAB/RJ, Monica Alexandre, e do presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RJ, Marcello Oliveira. Também participaram da solenidade o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, dos deputados Rosenverg Reis (MDB) e Tia Ju (Rep), entre outros.
Da esq. para a dir., Renata Silvares França Fadel, Ricardo Cardozo, Rodrigo Bacellar, Nicola Miccione, André Luís Marques e Vitor Marcelo Rodrigues
Em seu discurso, André Luís Marques afirmou que a cerimônia o fez lembrar do falecido pai, Ubiratan Marques, que também foi agraciado com a comenda. “Com muita honra e alegria posso olhar para o céu e dizer: ‘Pai, eu consegui! Estou levando a segunda Medalha Tiradentes para casa”, disse. Vitor Marcelo Rodrigues também agradeceu a homenagem destacando a responsabilidade de ser um dos agraciados: “Temos que continuar trabalhando para que esse estado cresça”.
Renata Silvares França Fadel citou a memória do mártir da Inconfidência que dá nome à medalha para ressaltar sua importância. “Temos que caminhar juntos, sempre pensando em dar nosso melhor e fazer o bem, nunca nos esquecendo que o destinatário final das nossas ações é o jurisdicionado”, afirmou a desembargadora.