Gestão Rita Cortez

2025/2028

Instituto dos Advogados repudia atos de violência contra deputados e jornalistas na Câmara Federal

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou, nesta quarta-feira (10/12), nota de repúdio aos atos ocorridos nesta terça-feira (9/12) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde parlamentares, jornalistas e servidores foram agredidos pela polícia legislativa. Segundo o IAB, “um comportamento condenável de um parlamentar não justifica a prática de violência física dentro da Casa do Povo”.

Assinado pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez, o texto afirma que, “na defesa dos direitos dos cidadãos, o IAB não só repudia os excessos cometidos nesta terça-feira, que tanto envergonham o Parlamento, como também se solidariza com as vítimas das agressões, especialmente com os jornalistas impedidos de exercer sua função”.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DO IAB DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA NO PLENÁRIO DA CÂMARA

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidade de 182 anos, que ao longo de sua história tem se pautado pela defesa do Estado Democrático de Direito, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos, vem, por meio de sua presidência, repudiar os atos ocorridos nesta terça-feira (9/12) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde parlamentares, jornalistas e servidores foram agredidos pela polícia legislativa.

Em cumprimento das suas finalidades estatutárias de defesa da ordem jurídica e da democracia, o IAB não poderia deixar de se manifestar diante de atos nunca antes vistos no Parlamento, nem mesmo durante a ditadura militar. Um comportamento condenável de um parlamentar não justifica a prática de violência física dentro da Casa do Povo.

Além de impedir o trabalho da imprensa no interior do plenário, a direção da Casa determinou o corte do sinal da TV Câmara, em um ato contra a transparência e o direito à informação. A medida afronta direito fundamental da cidadania, que é o acesso à informação.

Assim, na defesa dos direitos dos cidadãos, o IAB não só repudia os excessos cometidos nesta terça-feira, que tanto envergonham o Parlamento, como também se solidariza com as vítimas das agressões, especialmente com os jornalistas impedidos de exercer sua função.

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2025.

RITA CORTEZ

Presidente nacional do IAB

 

 

 

 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live