Gestão Rita Cortez

2025/2028

IAB recebe alunos de Nilópolis em visita a instituições do Direito no Rio

Estudantes do Instituto de Educação Professor Carlos Pasquale, localizado em Nilópolis, na Baixada Fluminense, visitaram as instituições do Direito da Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio, nesta terça-feira (22/11). A visita foi promovida pelo projeto Calçada da Cidadania, que une as entidades localizadas no endereço para oferecer a alunos dos ensinos fundamental e médio um contato mais próximo com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a OAB/RJ. A proposta do projeto é apresentar a história e o trabalho de cada instituição, para aproximar os jovens do Direito e do exercício da cidadania.

Os estudantes foram recebidos pela diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, que mediou o tour pela sede do IAB. “Nossa diretoria tem muito orgulho de fazer parte desse projeto. Acreditamos na educação como caminho para a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade e somos também uma Casa de educação”, disse a advogada. Na passagem pelo Instituto, os alunos conheceram o plenário histórico e a Biblioteca Daniel Aarão Reis. Leila Sanches dividiu com o grupo a história da instituição, desde sua fundação, em 1843. 

A advogada explicou que, depois da criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827, o Instituto foi fundado com a finalidade de ser uma associação onde os advogados pudessem se organizar profissionalmente. Além disso, contou ela, a instituição jurídica mais antiga das Américas foi responsável pela criação da OAB. “Nosso caminho passa a ser trilhado de uma forma diferente da Ordem, que cuida de assuntos associativos na profissão, e nós assumimos um viés acadêmico”, acrescentou Leila Sanches.

Os alunos também foram apresentados às atividades atuais e aos valores que caracterizam o IAB. ”Temos, dentro do Instituto, valores e finalidades absolutamente democráticas e inegociáveis. Isso tem um viés muito importante, porque participamos do aperfeiçoamento legislativo”, disse a diretora. Durante a visita ao plenário histórico, os estudantes ouviram sobre as discussões e votações dos pareceres a projetos de leis, que visam a opinar e lapidar propostas, oferecendo segurança jurídica às normas legais. 

“Para nós é importante manter as tradições, para que hoje se possa perceber que, em 179 anos, continuamos contemporâneos, seguimos estudando o que vibra na sociedade. O Instituto vem se preservando atual porque os anseios da sociedade, através do processo legislativo, é o que nos alimenta”, finalizou a diretora da Esiab. 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live