Gestão Rita Cortez

2025/2028

IAB lamenta morte do ex-presidente da OAB/Barra Mansa e cobra investigação do crime

Hércules Anton de Almeida

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar pela morte, aos 59 anos, do advogado e ex-presidente da OAB/Barra Mansa Hércules Anton de Almeida, ocorrida nesta segunda-feira (21/10). Ele foi assassinado com seis tiros após deixar o neto na escola, em Santa Rosa, bairro da sua cidade natal, no Sul do Estado do Rio. O IAB se solidariza com seus familiares, lamenta mais um grave episódio de violência contra um advogado militante e cobra das autoridades competentes a devida investigação dos fatos e a identificação de seus responsáveis.

Membro da Casa de Montezuma e integrante da Comissão de Direito do Trabalho, Hércules também era conselheiro da Seccional do Rio de Janeiro e concorria ao cargo de secretário-adjunto da OAB/RJ pela chapa de oposição. Ele tinha um extenso histórico de dedicação à vida associativa e esteve na presidência da Subseção de Barra Mansa por 11 anos, tendo sido eleito por seus pares por quatro mandatos.

Além da atuação na área trabalhista, o advogado era reconhecido pela dedicação ao Direito Sindical. Ele foi chefe do Departamento Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Sul Fluminense e atuou como coordenador jurídico, por cerca de 20 anos, do Sindicato dos Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Transporte de Valores e Similares de Volta Redonda e da Região Sul Fluminense.

Além de conduzir a OAB/Barra Mansa, o advogado foi vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj). À frente do escritório Hércules Anton & Advogados, ele exerceu sua paixão pela defesa dos trabalhadores representando entidades como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Quatis, Itatiaia, Porto Real e Pinheiral. 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live