A Medalha Montezuma foi entregue, nesta sexta-feira (12/12), ao membro vitalício do Conselho Federal da Ordem Marcus Vinicius Furtado Coêlho, em cerimônia promovida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sede da OAB/RJ. Militante constitucionalista, o homenageado é professor e uma das principais lideranças da advocacia brasileira. A honraria por ele recebida é destinada aos integrantes das carreiras jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao IAB e que sejam portadores de títulos e trabalhos jurídicos de alto nível.
Com trajetória marcada pela atuação institucional, foi presidente do Conselho Federal OAB, cargo no qual se destacou pela defesa das prerrogativas da advocacia, do Estado Democrático de Direito e da Constituição. Além da atuação institucional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho desenvolve intensa atividade acadêmica e intelectual, sendo autor de artigos e obras jurídicas e presença constante em seminários, congressos e debates de alcance nacional. Sua produção e participação pública contribuem para a reflexão crítica sobre o papel da advocacia na consolidação do Estado de Direito no Brasil.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho
A mesa da cerimônia foi composta pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez; pela presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio; pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto; pelo senador constituinte Bernardo Cabral; pelo diretor da FGV Conhecimento, Sidnei Gonzalez; pelo desembargador do TJRJ Agostinho Teixeira; e pelo ex-presidente do Conselho Federal Felipe Santa Cruz, além de Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

Da esq. para a dir., Agostinho Teixeira, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Beto Simonetti, Ana Tereza Basilio, Rita Cortez, Ricardo Couto, Bernardo Cabral e Sidnei Gonzalez
Rita Cortez exibiu um vídeo com grandes momentos da história do homenageado e o definiu como “uma pessoa que ajuda a construir um pensamento crítico do Direito, com uma produção literária de respeito, além de ter ocupado vários cargos em instituições com uma representação fantástica”. Ela também agradeceu a Ana Tereza Basilio por disponibilizar o espaço da Seccional para o evento, ressaltando a união entre as entidades: “Quando fazemos atividades em conjunto, fortalecemos a advocacia, e quando homenageamos personalidades do Direito contamos também um pouco da nossa história”.
Marcus Vinicius Furtado Coêlho agradeceu a honraria e celebrou a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido por duas lideranças femininas. “Os direitos não são concedidos, são conquistados. E foi o movimento das mulheres que nos ajudou tanto a conquistar direitos como a cota de gênero. Com mulheres à frente das nossas instituições, estaremos mais preparados para os desafios desta quadra histórica”, disse o advogado em seu discurso.
Em nome dos associados do IAB, Felipe Santa Cruz também saudou o ex-presidente da OAB. Ele afirmou que Marcus Vinicius é um homem que se destaca pelo caráter e pelo conhecimento: “O que te fez, meu irmão, foi o seu grande saber, não só o jurídico, mas também a sabedoria de se moldar e saber tolerar as tempestades”.

Da esq. para a dir., Ana Tereza Basilio, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e Rita Cortez
Na ocasião, Rita Cortez entregou a Beto Simonetti uma moção de agradecimento pela gestão e pelo trabalho conjunto que ele tem com o Instituto. Sobrinho neto de Bernardo Cabral, o presidente do Conselho Federal foi saudado pelo senador constituinte. O decano elogiou o trabalho do advogado e ressaltou a importância da profissão. “O que mais me honrou na minha vida foi ter sido presidente da Ordem”, contou Cabral.

Da esq. para a dir., Felipe Santa Cruz, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Beto Simonetti e Bernardo Cabral
Homenagens da Seccional – A solenidade também marcou a outorga da Medalha Evandro Lins e Silva, a mais elevada honraria concedida pela OAB/RJ, a Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Beto Simonetti, Sidnei Gonzalez, Felipe Santa Cruz e Agostinho Teixeira. Ela é conferida a advogados, magistrados, procuradores e outros profissionais do Direito que se destacam por sua atuação profissional, pela defesa das prerrogativas da advocacia, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e pela contribuição relevante para a Justiça e a sociedade.
Ana Tereza Basilio exaltou as contribuições jurídicas dos nomes celebrados e afirmou que eles atuaram de forma relevante para o fortalecimento da Ordem e do Direito. “Todos hoje agraciados com a Medalha Evandro Lins e Silva são brilhantes em todas as suas atividades e por isso merecem todas as homenagens”, disse a advogada.
A fala de Beto Simonetti foi marcada pelo elogio à trajetória de todos os homenageados do evento e a celebração da classe. “Estamos aqui reunidos com homens e mulheres que acreditam no texto constitucional e na advocacia como elo de pacificação social”, enfatizou. Ele também celebrou a união entre o IAB e a OAB: “Reafirmo a importância do Instituto como alma mater da Ordem, que já se aproxima do seu centenário, enquanto o IAB se aproxima do seu bicentenário”.

Após a solenidade de entrega da Medalha Montezuma, houve uma confraternização reunindo parte da Diretoria do IAB com Beto Simonetti e Marcus Vinicius Furtado Coêlho