Gestão Rita Cortez

2025/2028

Homenagens ao ministro Aloysio Corrêa da Veiga no Rio de Janeiro têm presença do IAB

Da esq. para a dir., Ricardo Menezes, Rita Cortez, Aloysio Corrêa da Veiga, Gilda Elena Andrade D' Oliveira e Paulo Reis

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) esteve presente às homenagens ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, prestadas nesta sexta-feira (5/9) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1), no Rio de Janeiro.

As cerimônias celebraram a trajetória do ministro na magistratura e sua ligação histórica com o TRT-RJ, do qual é egresso, e com a associação, já que ele é o primeiro ex-presidente da Amatra1 a presidir o TST. A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e vários outros membros do Instituto participaram da homenagem no Tribunal, enquanto o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Diogo Medina Maia, representou a entidade no evento da Amatra1.

Da esq. para a dir., Maria das Graças Viegas Paranhos, Diogo Medina Maia, Aloysio Corrêa da Veiga, Daniela Muller e Maurício Corrêa da Veiga

Prestaram homenagem ao ministro os presidentes da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), Taciela Cylleno; da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi; da Amatra1, Daniela Muller; da Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT), Claudia Marcia de Carvalho Soares; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Fábio Goulart Vilela; a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, e o presidente do TRT-RJ, Roque Lucarelli Dattoli.

Todos falaram das relações de amizade com o ministro, que agradeceu, ressaltando sua emoção e sua dedicação à Justiça do Trabalho e sua atuação pelo fortalecimento do TST. “A desconstrução do Direito do Trabalho por determinados segmentos não pode continuar prevalecendo. Precisamos ter postura, com dignidade, efetividade e, acima de tudo, coerência e força”, disse o ministro.

Aloysio Corrêa da Veiga, que estava acompanhado de esposa e filhos, também afirmou ser para ele uma honra ter sido o primeiro magistrado do Estado do Rio de Janeiro a presidir o TST: “Chegando feliz ao final, a única coisa que eu tenho a dizer é que começaria tudo outra vez, se preciso fosse”. À noite, foi oferecido um jantar ao ministro na sede do clube Botafogo de Futebol e Regatas.

Aloysio Corrêa da Veiga iniciou sua carreira na magistratura trabalhista em 1981 como juiz substituto da 1ª Região, passou a desembargador do TRT-RJ em 1997 e tomou posse como ministro do TST em 2004. No TRT-RJ, presidiu a 6ª Turma e integrou seções especializadas em dissídios individuais e coletivos, além de atuar em funções estratégicas na Comissão Permanente de Jurisprudência e no Regimento Interno. Coordenou comissões no CNJ (2017–2019), foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho (2020–2022), vice-presidente do TST e do CSJT (2022–2024) e, em 2024, foi eleito presidente de ambas as instituições para o biênio 2024–2026.

 

(Com informações da Amatra1.)

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live