Gestão Rita Cortez

2025/2028

Entrega da Medalha do Mérito Judiciário tem presença da presidente do Instituto dos Advogados

A Cerimônia de Entrega da Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), realizada no plenário da Corte na última sexta-feira (14/11), contou com a presença da presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. A honraria é concedida a personalidades que se destacam pela contribuição à valorização e ao aprimoramento da Justiça. “É uma honra estar presente representando o IAB numa solenidade em homenagem à trajetória de personalidades jurídicas cariocas, ocupantes de altos cargos na cúpula do Poder Judiciário nacional”, afirmou a advogada.

Na solenidade, foram entregues as distinções ao vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luis Felipe Salomão; ao ministro do STJ Marco Aurélio Bellizze Oliveira; ao ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, e ao servidor Adilson Teixeira de Faria, in memoriam. A comenda foi recebida pela viúva do servidor,( falecido em 2021, a desembargadora federal Liliane do Espirito Santo Roriz de Almeida, hoje aposentada da magistratura.

Foto: Divulgação TRF2

Além do presidente do TRF2, anfitrião do evento, dos agraciados e da desembargadora Liliane Roriz, compuseram a mesa diretora e sua extensão o vice-presidente do TRF2, desembargador federal Marcus Abraham; o corregedor-regional da Justiça Federal na 2ª Região, desembargador federal Firly Nascimento Filho; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Luis Carlos Hiroki Muta; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal João Batista Pinto Silveira; o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira; e a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio.

Também prestigiaram o ato solene, dentre outras autoridades, desembargadores federais do TRF2 em atividade e aposentados, desembargadores estaduais, os diretores dos Foros das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, juízes federais Renato César Pessanha de Souza e Fernando Cesar Baptista de Mattos, a desembargadora Claudia Franco, o conselheiro federal efetivo da OAB/RJ Paulo Salomão, a presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Marceli Maria Carvalho Siqueira, advogados, servidores da Justiça Federal, familiares e amigos dos homenageados.

Da esq. para a dir., Rita Cortez e Claudia Franco

Após a abertura oficial da cerimônia pelo desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho,; o vice-presidente da Corte, desembargador federal Marcus Abraham, em nome dos integrantes do Tribunal, fez uso da palavra, para homenagear o ministro Luis Felipe Salomão. Em seguida, foi a vez do desembargador federal Flávio Oliveira Lucas dirigir um discurso ao ministro Marco Aurélio Bellizze Oliveira. A saudação seguinte, ao ministro Antonio Saldanha Palheiro, coube à desembargadora federal Leticia De Santis Mello.

Os discursos em homenagem ao desembargador Ricardo Couto de Castro e ao servidor Adilson Teixeira de Faria foram proferidos pelo presidente do TRF2. “Conheci Ricardo Couto de Castro há muitos anos e, desde o primeiro momento, impressionou-me seu vasto cabedal jurídico, sua capacidade crítica e sua inteligência. Quase de imediato, tornamo-nos sinceros amigos e, ao longo dos anos, minha admiração por ele só fez crescer”, declarou o desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, que prosseguiu enaltecendo “a índole agregadora, conciliatória e o bom humor” do colega de toga condecorado com a Medalha do Mérito Judiciário do TRF2.

Em seguida, foi exibido um breve vídeo com fotos do acervo do Tribunal, registrando momentos marcantes da atuação do servidor Adilson Teixeira de Faria, especialmente no período em que chefiou a Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial do TRF2, cargo que exerceu por 24 anos. Após a apresentação, o presidente da Corte fez um pronunciamento ressaltando que o homenageado esteve presente em episódios significativos da história da instituição, incluindo a solenidade de instalação do tribunal, em 30 de março de 1989.

“O percurso profissional de Adilson se confunde com a história institucional e abrilhanta, em muitos aspectos, o nosso tribunal. Sinto-me muito feliz de poder hoje fazer essa homenagem a todos os agraciados, e de uma forma carinhosa e especial, ao doutor Adilson”, afirmou o desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live