O secretário-geral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Bernardo Gicquel, e o diretor da Escola Superior da entidade (Esiab), Ilan Leibel Swartzman, representaram o Instituto na conferência de abertura do 4º Congresso Cesa das Sociedades de Advogados, realizada nesta quinta-feira (27/11) em São Paulo. O encontro integra um dos mais tradicionais fóruns nacionais dedicados a debater a transformação da advocacia.

O Congresso Cesa reúne, anualmente, lideranças jurídicas, acadêmicas e profissionais para discutir temas que impactam diretamente o funcionamento e o futuro das sociedades de advogados no Brasil, com destaque para inovações tecnológicas, inteligência artificial e novos modelos de gestão jurídica.
Durante sua fala, Bernardo destacou o papel histórico e a atualidade institucional da Casa de Montezuma no debate jurídico brasileiro. “O IAB, no auge dos seus 182 anos, é a instituição jurídica mais antiga das Américas e passou por diversas mudanças. Hoje, estamos em um momento de transformações e mantemos nossa participação nos debates sobre o futuro e sobre questões que vão afetar diretamente a nossa profissão. Estamos discutindo inteligência artificial, marcando nossa posição como a geração das grandes mudanças”, afirmou.
A conferência de abertura reuniu representantes de diversas entidades da comunidade jurídica nacional. Compuseram a mesa: o presidente nacional do Cesa, Gustavo Brigagão; a vice-presidente, Cristiane Romano; o presidente do Conselho, Carlos José Santos da Silva; a vice-presidente da OAB/SP, Daniela Magalhães; o presidente da Comissão Nacional das Sociedades de Advogados do Conselho Federal da OAB, Carlos Augusto M. Nascimento; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Diogo Leonardo de Melo; a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Renata Mariz; o presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil (FNIAB), Tarcísio Araújo Kroetz; o presidente do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA), Rodrigo Jorge Moraes; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Diva de Oliveira, e a representante do Colégio de Presidentes do Sinsa, Gisela Silva Freire.