A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ofereceu aos diretores do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) de Relações Institucionais, Adilson Pires, e adjunto de Comunicação, Flávio Pita, a Medalha de Bravura e Moção de Honra ao Mérito, em reconhecimento de suas contribuições à sociedade. A cerimônia de entrega da comenda, realizada na premiação Heróis da Sociedade pela Ordem Águia Americana, aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense, nesta quarta-feira (10/9).
A iniciativa da homenagem foi do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) e também reconheceu o trabalho de outras autoridades civis e militares que se destacaram em suas várias atividades. A Medalha de Bravura oferecida pela Alerj destina-se a honrar agentes públicos e personalidades que, em seus serviços, tenham praticado atos excepcionais de coragem.
Adilson Pires é especialista em Direito Tributário e Aduaneiro, com mais de 40 anos de experiência em casos de grande complexidade em matéria tributária, tendo ocupado, por mais de 30 anos, o cargo de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. O advogado é doutor em Direito Econômico e de Sociedade e professor aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente, ele ocupa o cargo de presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário do IAB e vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF).
Já Flávio Pita é advogado criminalista, mestre em Criminalística e especialista em Maxiprocessos, com atuação destacada no Tribunal do Júri e em investigações defensivas. Sua carreira é pautada pela defesa intransigente das garantias fundamentais, pela proteção das prerrogativas da advocacia e pela condução estratégica de casos de alta complexidade. O advogado é vice-presidente da Comissão de Compliance e Governança do IAB, além de Delegado de Prerrogativas e secretário-geral da Comissão de Criminologia na OAB/RJ.
Os diretores do IAB comentaram sobre a trajetória um do outro em celebração à homenagem. “Adilson não é um simples advogado, é um acadêmico experiente e que formou a grande maioria da nossa geração de profissionais”, disse Pita. Elogiando o colega, o tributarista afirmou que o advogado é um dos membros mais ativos, dedicados e comprometidos com a Casa de Montezuma. “Um orgulho, sem dúvida, para todos nós. Ele é um digno merecedor dessa homenagem”, completou Pires.