Três novos associados tomaram posse no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) durante a sessão plenária desta quarta-feira (11/2), conduzida pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez. Passam a integrar a Casa de Montezuma o desembargador Alfredo Attié Junior, de São Paulo, como membro honorário, e os advogados Larissa Freire de Oliveira Barbosa e Washington Luís de Oliveira Júnior, do Rio de Janeiro, como consócios efetivos.
Além de atuar como desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Attié também preside a Academia Paulista de Direito e tem doutorado e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele ingressou no IAB por indicação do assessor da presidência, Jorge Rubem Folena, e do consócio Antonio Aparecido Belarmino Junior. “Attié é uma grande personalidade do Direito e uma pessoa extremamente humana. Seu extenso currículo irá nos ajudar a cumprir nossos compromissos estatutários, em especial a defesa do Estado Democrático”, afirmou Folena.
Considerado por Antonio Belarmino um amigo, o desembargador também foi elogiado pelo seu caráter, comprometimento e gentileza. “É um ser humano de cultura ampla, tem um trato afável e é um jurista de alto pilar”, disse o proponente. Em seu discurso, o novo integrante das Comissões de Direito Ambiental e de Direito Constitucional enfatizou que ingressar no IAB era um sonho e fez uma análise sobre o Brasil contemporâneo. “Nós estamos vivendo um momento mágico em que há uma explosão da expressão do povo e das diversidades. Podemos pensar que o Direito pode se tornar cada vez mais legítimo”, completou Attié.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Larissa Freire de Oliveira Barbosa, Rita Cortez e Edmée da Conceição Barbosa
A presidente da Comissão de Criminologia, Roberta Duboc Pedrinha, foi a responsável pela indicação de Larissa Freire de Oliveira Barbosa, que fará parte do mesmo grupo. A empossada possui dupla formação, em Direito e em Psicologia, ambas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), além de estar cursando mestrado em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Larissa é uma mente brilhante e uma jovem promissora. Com sua sensibilidade, coragem e competência, ela dará grandes contribuições ao Instituto”, declarou Roberta.

Roberta Duboc Pedrinha
O compromisso em contribuir para uma sociedade menos punitivista foi destaque na fala de Larissa, que criticou a violência do encarceramento e a banalização da violência contra grupos vulneráveis: “Precisamos colocar o funcionamento concreto do sistema penal como objeto de crítica. Mas devemos ir além e, por isso, venho me dedicando à construção de uma criminologia crítica queer”.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Rogério Ribeiro Domingues, Washington Luís de Oliveira Júnior, Rita Cortez e Edmée da Conceição Barbosa
Último a ler o compromisso de posse foi Washington Luís de Oliveira Júnior, cuja indicação ao IAB foi assinada pelos consócios Rogério Ribeiro Domingues e Gabriel Dolabela Raemy Rangel. O empossado tem graduação em Direito e em Filosofia, além de mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e atuação no âmbito do Direito Religioso. Ao dar as boas-vindas a Washington, Rogério o definiu como um “advogado de grande destaque no combate à intolerância religiosa”.
Novo integrante das Comissões de Direito Religioso e de Direito Processual Civil, Washington afirmou que ingressar no Instituto dos Advogados traz um grande sentimento de realização. “Este momento, para mim, não é um ponto de chegada. É um novo começo, de onde eu desejo fazer muitas coisas. Vejo esta honrada instituição como um ambiente de debates francos norteados pela liberdade intelectual “, completou.