
O coordenador Regional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no Centro-Oeste, João Pedro Ferraz e Passos (foto), representou a presidente nacional, Rita Cortez, na cerimônia de posse da nova Diretoria da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), realizada no dia 1º de dezembro, em Brasília. A entidade será presidida no biênio 2018/2020 pela advogada Alessandra Camarano Martins. Em seu discurso de posse, recorrendo a uma frase do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, ela disse que, “num país como o Brasil, manter a esperança viva é um ato revolucionário”. Em nome da nova Diretoria, a presidente falou: “Viemos para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até hoje, porque entendemos que uma administração se alicerça no acúmulo de conquistas realizadas ao longo da história”.
De acordo com Alessandra Camarano Martins, “assumir a Abrat nesse período de estado pós-democrático é um desafio que nos exigirá o trabalho de confluência”. Segundo a presidente da Abrat, “instalou-se um período na sociedade brasileira de desrespeito à Constituição Federal, em especial naquilo que ela possui de democrático, naquilo que ela possui de reserva de direitos e garantias contra toda e qualquer forma de exclusão”. A advogada trabalhista disse ainda que “essa asfixia democrática atinge toda a seara do direito, não só a trabalhista”.
Em sua opinião, “nessa censura jurídica moderna, o direito penal, o direito civil, o direito do trabalho e todas as demais ciências jurídicas vêm se esfacelando e sendo desumanizadas”. A advogada disse ainda: “Nossa bandeira estará fincada em princípios que signifiquem a luta pela autodeterminação dos povos, pela independência econômica e pela soberania do estado sobre suas riquezas e recursos naturais”.
