Gestão Rita Cortez

2025/2028

Carlos Eduardo Machado defende luta contra o ‘machismo estrutural’ no Dia Internacional da Mulher

Carlos Eduardo Machado e Marisa Santos

A sessão solene de posse da desembargadora federal Marisa Santos no cargo de presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), realizada nesta terça-feira (8/3), de forma híbrida, na sede do tribunal, em São Paulo, contou com a participação virtual do 3º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado. “É importante o IAB, ainda mais no Dia Internacional da Mulher, participar dessa solenidade de posse de uma desembargadora assumindo o cargo mais alto da direção de um dos mais relevantes tribunais do Brasil”, afirmou o advogado. Ele acrescentou: “É mais um marco do sucesso do movimento para romper com o machismo estrutural da sociedade brasileira”.

Eleita para presidir o tribunal no biênio 2022/2024, Marisa Santos vinha ocupando, desde 2020, o cargo de corregedora regional. A magistrada é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Foi procuradora do Estado de São Paulo, de 1984 a 1987, se tornou juíza em 1988 e foi promovida a desembargadora em 2002.  Marisa Santos é autora de seis livros, entre os quais o intitulado Direito Previdenciário esquematizado. 

Na sessão, os desembargadores federais Antonio Cedenho e Luiz Stefanini foram empossados, respectivamente, nos cargos de vice-presidente e corregedor regional do TRF3, cuja jurisdição abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Antonio Cedenho foi presidente da subseção da OAB de Santo André (SP) e ingressou no TRF3, em 2004. Oriundo do Ministério Público Federal (MPF), Luiz Stefanini ingressou no TRF3, em 2003.

 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live