O diretor adjunto de Apoio à Realização de Eventos em Parceria, André Marques, membro da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), representou a entidade nesta sexta-feira (18/6) ao integrar a mesa de honra virtual na posse dos desembargadores Marcos Lincoln dos Santos e Maurício Soares, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) até junho de 2022. “O Brasil é a única democracia do mundo que possui uma Justiça Eleitoral especializada, que cuida com excelência da preservação do processo de escolha dos representantes do povo, coibindo ao máximo os abusos e os excessos, na busca de propiciar ao eleitorado uma escolha isenta e sem a influência do poder econômico”, afirmou André Marques.
O advogado também falou sobre a importância da harmonia entre advogados e magistrados. “Na Justiça Eleitoral, principalmente nos anos ímpares, a proximidade institucional entre a advocacia e a magistratura eleitoral é muito importante para refrear os ânimos da campanha e garantir um julgamento técnico e sem as pressões naturais da disputa”, disse. A solenidade foi conduzida pelo desembargador Alexandre Carvalho, que passou a presidência para Marcos Lincoln dos Santos.
A mesa de honra virtual também foi integrada pelos presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); desembargador Gilson Soares Lemes; da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, e da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz Junior, entre outras autoridades.