Gestão Rita Cortez

2025/2028

Análise dos discursos de penalistas que atuaram na ditadura é tema de livro que será lançado no IAB

Com ponto de partida na análise dos discursos jurídicos da ditadura militar, o livro Os penalistas na ditadura: ciências criminais e ideologia investiga a contribuição desses personagens para o debate das ciências criminais daquele contexto. A obra será lançada no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta sexta-feira (11/10), às 10h30, com apresentação do autor, o doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marcelo Mayora. O evento, que terá transmissão pelo canal TVIAB no YouTube, será aberto pelo presidente nacional da entidade, Sydney Limeira Sanches.

O lançamento contará com a participação da coordenadora estadual do IBCCrim Rio, Carmen Felippe, e dos membros da Comissão de Direito Penal do IAB Christiano Fragoso e Vera Regina Pereira de Andrade. A mediação será realizada pela diretora de Biblioteca do Instituto, Marcia Dinis. Os estudantes de Direito que assistirem ao evento receberão duas horas de estágio pela OAB/RJ.

SERVIÇO:

WEBINAR
Saindo do Prelo

Os penalistas na ditadura: ciências criminais e ideologia

ABERTURA
Sydney Limeira Sanches, presidente nacional do IAB

APRESENTAÇÃO DA OBRA PELO AUTOR
Marcelo Mayora, membro da Comissão de Criminologia do IAB e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Carmen Felippe, coordenadora estadual do IBCCrim Rio e mestranda em Sociologia e Direito pela UFF
Christiano Fragoso, membro da Comissão de Direito Penal do IAB e advogado criminal
Vera Regina Pereira de Andrade, membro da Comissão de Criminologia do IAB e pós-doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA)

MEDIAÇÃO
Marcia Dinis, diretora de Biblioteca do IAB e presidente da Sacerj

11 de outubro, sexta-feira, às 10h30
TVIAB

Serão concedidas duas horas de estágio pela OAB/RJ

ORGANIZAÇÃO: Diretoria de Biblioteca
 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live