Gestão Rita Cortez

2025/2028

Advogados do Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná ingressam na Casa de Montezuma

A diversidade nacional dos quadros do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi expandida nesta quarta-feira (26/11) com o ingresso de Sérgio Marino de Melo Dantas, da Paraíba, Monique da Fonseca Rocha Mello Frota e Yannick Yves Andrade Robert, do Rio de Janeiro, e Bruno de Almeida Vieira, do Paraná. Eles tomaram posse como membros efetivos durante a sessão plenária da Casa de Montezuma, conduzida pela 1ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães.

Monique Mello Frota foi indicada pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e pelo vice-presidente da Comissão de Direito da Infraestrutura, Leandro Mello Frota, que é seu marido. Ao falar da esposa, ele ressaltou as qualificações da empossada, cuja ocupação se divide entre a advocacia, a diretoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da OAB/RJ e o mestrado em Biociência e Saúde na Fiocruz. “Como mais uma mulher na nossa Casa, ela ajudará a construir um IAB mais forte e inclusivo”, disse ele.

Adriana Brasil Guimarães leu ao plenário uma mensagem de boas-vindas enviada pela presidente do IAB. “É uma enorme satisfação ter Monique conosco. É o resultado de um plano para acolher famílias no nosso Instituto”, sublinhou Cortez. A nova consócia fará parte das Comissões de Direito Médico, Saúde e Bioética e de Direito Ambiental. “Espero contribuir com a pesquisa em saúde na comissão que integrarei e fazer uma boa ponte entre o IAB e a academia”, ressaltou a advogada.

Sérgio Marino de Melo Dantas

Rita Cortez e a consócia Marina Motta Benevides foram as responsáveis pela indicação de Sérgio Dantas, que irá compor as Comissões de Direito Administrativo e de Direito Penal. Ele foi saudado pela diretora adjunta de Eventos, Cinthia Polliane Camandaroba. “Muito nos honra receber em nossa Casa alguém com tanta experiência e dedicação. Tenho certeza que será uma valiosa contribuição ao nosso Instituto”, afirmou a advogada.

Cinthia Polliane Camandaroba

O empossado é consultor jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), tem especialização em Direito Penal e Processo Penal e compõe a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim). “Reafirmo aqui meus compromissos com os propósitos da Casa de Montezuma. Desde estudante, minha maior meta profissional era fazer parte do IAB, uma instituição de extrema relevância para o Pais”, declarou Sérgio.

Bruno de Almeida Vieira

Bruno Vieira também foi indicado ao IAB por Rita Cortez e por Marina Motta Benevides. Na ausência de ambas, o advogado foi igualmente saudado por Cinthia Polliane, que deu as boas-vindas ao empossado. “Ele é um revolucionário na área do Direito Administrativo, com atuação em litigâncias complexas e habilidades avançadas de negociação e mediação”, elogiou.

Novo integrante das Comissões de Compliance e Governança e de Inteligência Artificial e Inovação, Bruno é mestre em Administração de Empresas na Florida Christian University. Em sua fala, ele afirmou que o ingresso no IAB é a assunção de uma grande responsabilidade: “Fazer parte de uma instituição quase bicentenária me dignifica e me coloca em um lugar de diferenciação no mercado, então estou imensamente grato”.

Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Yannick Yves Andrade Robert, Edmée da Conceição Cardoso e Raquel Rangel

A diretora Cultural e de Atividades Artísticas, Marcia Dinis, foi a madrinha da indicação de Yannick Yves Andrade Robert, que é mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). O empossado foi elogiado por sua inteligência, perspicácia e a alegria em advogar. “A personalidade dele o permite fazer o que o bom advogado faz: persuadir as pessoas com quem fala. E essa é apenas uma de suas grandes qualidades”, completou Marcia.

Marcia Dinis

Yannick irá compor as Comissões de Direito de Famílias e Sucessões e de Direito Imobiliário. “Este é um momento que transcende a alegria pessoal, é uma convocação para servir a uma instituição que carrega em sua história o compromisso com o fortalecimento jurídico do País. Ingressar no IAB é uma grande possibilidade de contribuir para o debate acadêmico”, completou o novo associado.

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live