“Considerado um dos maiores processualistas do País, José Carlos Barbosa Moreira foi meu professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Uerj, um dos meus grandes mestres e paraninfo da minha turma, que se formou em 1980”, afirmou a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. Ela integrou a mesa de honra na abertura do II Congresso CBMA de Processo Civil – dois anos de vigência do CPC/2015, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio. Promovido pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), com apoio do IAB, o evento, realizado na última quinta-feira (24/5), foi uma homenagem póstuma ao jurista José Carlos Barbosa Moreira, que morreu no ano passado, aos 85 anos.
A mesa de honra foi integrada pelos presidentes do CBMA, Gustavo Schmidt, e do TRF da 2ª Região, André Fontes; o diretor de Relações Institucionais da Firjan, Márcio Fortes; os desembargadores Luciano Rinaldi e Marianna Fux, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e o procurador da República Antonio do Passo Cabral, professor adjunto de Direito Processual Civil da Uerj.
Também participaram do congresso a diretora-secretária e membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, Ana Tereza Basílio, que fez palestra sobre A experiência dos advogados com o novo CPC, e o presidente da Comissão de Direito Processual Civil, Ivan Nunes Ferreira, que atuou como moderador o painel sobre Recursos.