Gestão Rita Cortez

2025/2028

Encontro de Direito Sindical da Abrat tem presença de representante do Instituto dos Advogados

Da esq. para a dir., Marcio Lopes Cordero, Elise Ramos Correa e Mauricio Godinho Delgado

O presidente da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Marcio Lopes Cordero, representou a entidade no X Encontro Nacional de Direito Sindical da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), que aconteceu nos dias 28 e 29 de maio em Belo Horizonte (MG).

O evento reuniu advogados, magistrados e especialistas da área trabalhista para o debate de temas centrais e atuais, como os desafios da advocacia e da organização sindical brasileira na defesa dos direitos coletivos e individuais perante a Justiça do Trabalho, bem como as perspectivas para o futuro das relações de trabalho no País.

Na quinta-feira (28/5), a Abrat promoveu uma homenagem ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Fabrício Gonçalves, em razão de sua dedicação contínua à magistratura trabalhista. O magistrado consolidou decisões cruciais na proteção e estruturação dos direitos dos trabalhadores no Brasil. A homenagem marca a valorização das carreiras jurídicas que dialogam e compreendem a complexidade das relações sindicais coletivas.

Já a conferência magna do evento foi feita pelo ministro do TST Mauricio Godinho Delgado, com o tema A jurisprudência em matéria de Direito Coletivo do Trabalho. A fala do magistrado teve como foco a evolução e os novos rumos das decisões dos tribunais superiores frente às reformas legislativas. Foram abordadas a segurança jurídica das negociações coletivas, a validade do negociado sobre o legislado e o papel da representação sindical no cenário econômico atual.

A composição da mesa contou com a liderança da presidente da Abrat, Elise Ramos Correa, e do presidente da Associação Mineira da Advocacia Trabalhistas (Amat-MG), Léucio Honório de Almeida Leonardo.

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB