O terceiro mandato da juíza Eunice Haddad à frente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) foi celebrado pela presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. Ela participou da cerimônia de posse dos integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo e Fiscal da instituição para o biênio 2026-2027, que aconteceu nesta segunda-feira (10/2), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
“O fato de ta juíza Eunice ocupar pela terceira vez a presidência da Amaerj significa confiança e reconhecimento dos representados acerca do bom desempenho do trabalho desenvolvido nos respectivos mandatos. Existe um termo de cooperação técnica entre as entidades e por este motivo posso dizer que a Amaerj e o IAB são exemplos do necessário e profícuo diálogo entre advocacia e magistratura”, afirmou Cortez, que esteve no evento junto ao secretário-geral do Instituto, Bernardo Gicquel.

Foto: Divulgação Amaerj
Os novos vice-presidentes da Amaerj são o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, que é membro do IAB, e a juíza Ana Beatriz Estrella. Richard Robert Fairclough e Luiz Alfredo Carvalho Junior ocupam os cargos de 1º e 2º secretários, enquanto os 1º e 2º tesoureiros são Márcia Alves Succi e Rita de Cássia Vergette Correia Aidar, respectivamente.
Assumir a presidência da Amaerj pela terceira vez consecutiva, para Eunice Haddad, é uma responsabilidade ainda maior – e um gesto que carrega um significado profundo: o da confiança renovada. “Confiança não se proclama. Confiança se constrói. Confiança nasce do diálogo permanente. Ser reconduzida, mais uma vez, a esta missão revela que os associados reconhecem um projeto coletivo, uma gestão que ouviu, que esteve próxima e que jamais se afastou das pautas essenciais da carreira”, disse.

Da esq. para a dir., Ricardo Couto de Castro, Rita Cortez e Bernardo Gicquel
A cerimônia reuniu autoridades dos três Poderes e membros do sistema de Justiça, servidores, amigos e familiares dos empossados. Presidente da Comissão Eleitoral da Amaerj, a desembargadora Eunice Caldas deu posse à presidente da Associação para o biênio 2026-2027.

Eunice Haddad. Foto: Divulgação Amaerj
Na solenidade, Eunice Haddad também anunciou a entrada em vigor do novo Estatuto da Amaerj e agradeceu aos associados pelo engajamento no processo de atualização do documento. Segundo a juíza, ele está totalmente modernizado e adaptado aos novos tempos, além de permitir uma atuação associativa ainda mais ágil, transparente e participativa.
“Essa é uma conquista de todos que participaram do processo de atualização, os integrantes da Comissão de Reforma do Estatuto – formada por ex-presidentes e diretores da Associação –, a Diretoria Executiva e Adjunta, o Conselho Deliberativo e Fiscal e os colegas que votaram na Assembleia Geral. Precisávamos de um quórum de maioria absoluta dos associados, e conseguimos”, afirmou Haddad.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Amaerj.)