O quadro de associados do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) passa a contar com 13 novos membros. Nesta quinta-feira (18/12), ingressaram como membros efetivos Bell Ivanesciuc, Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos, Lívia Madeira Pinto, Rodrigo da Paz Ferreira Darbilly, Maria Izabel Dias de Pinho Gomes, Alexandre Castello Branco Machado Pereira, Tiago Dantas Câmara, Viviane Helbourn de Almeida do Nascimento, Antônio de Pádua Won-Held Gonçalves de Freitas, Frederico Mendes Vianna Fragelli Cardoso, Paulo Campos Fernandes, Julia Touriño de Seixas e Daniel Tessari Cardoso.
A solenidade de posses foi conduzida pela presidente nacional da Casa de Montezuma, Rita Cortez. “É sempre uma felicidade receber novos membros. Essas posses representam uma renovação no nosso Instituto. São associados que vêm para colaborar com as atividades e sangue novo é sempre interessante para a instituição”, afirmou a advogada.
A presidente da OAB Jovem, Lívia Madeira Pinto, ingressou na entidade por indicação do consócio Pedro Trengrouse Laignier de Souza e fará parte das Comissões de Direito Penal e de Criminologia. Ela é especialista em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). “Recebê-la na nossa instituição é o encontro do IAB com o futuro. Que essa chegada represente o ingresso de outros jovens brilhantes”, disse o indicante. Em seu discurso, Lívia destacou: “Estar no Instituto é motivo de grande satisfação profissional e vou me dedicar para contribuir com as análises críticas promovidas aqui”.

Ilan Leibel Swartzman
Empossada de São Paulo, Bell Ivanesciuc foi indicada ao IAB pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues e por Rita Cortez. A advogada foi saudada pelo diretor da Escola Superior do IAB (Esiab), Ilan Leibel Swartzman. “Ela tem 22 anos de experiência na área jurídica e desenvolveu sua carreira como diretora executiva de grandes empresas nacionais e internacionais. Exerce com maestria liderança e gerenciamento de grandes equipes e, por isso, creio que ela ajudará o IAB a alcançar patamares ainda maiores”, disse ele.

Bell Ivanesciuc
Bell fará parte das Comissões de Direito Ambiental e de Direito Internacional e Direito Comparado. Ela usou seu discurso para afirmar que ingressar na Casa de Montezuma é a representação de um compromisso profissional, ético e acadêmico com a advocacia. “Minha experiência dentro e fora do País me permitiu compreender os desafios do jurista contemporâneo em um mundo globalizado. Nesse contexto, sei que o Instituto é um espaço essencial para a reflexão crítica e produção intelectual qualificada”, completou.

Pedro Trengrouse
Wladimyr Vinycius Camargos, que vive em Goiás, foi indicado por Pedro Trengrouse. Ele é professor associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona desde 2002. “O ingresso dele é a confirmação da vocação educacional do IAB. Além disso, Wladimyr é uma das maiores referências do esporte brasileiro, já foi consultor do Ministério do Esporte e atuou como relator da Comissão de Juristas do Senado responsável por elaborar a Lei Geral do Esporte”, contou Pedro.

Wladimyr Vinycius Camargos
Novo integrante das Comissões de Direito Desportivo e de Direito Internacional e Direito Comparado, Wladimyr Vinycius se disse honrado por integrar a Casa de Montezuma. “Fico feliz por poder ser recebido neste Instituto egrégio e espero poder contribuir com as comissões nas disciplinas que pesquiso e leciono”, enfatizou.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Pedro Trengrouse, Rodrigo Darbilly, Rita Cortez, Edmée da Conceição Cardoso e Sylvia Drumond
Pedro Trengrouse também foi o responsável pela indicação de Rodrigo da Paz Ferreira Darbilly, que é assessor jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Ele é meu sócio e sei que sua entrada no IAB, através de seu brilhantismo, trará mais energia à instituição”, disse Pedro. O novo membro será mais um reforço da Comissão de Direito Desportivo, além de integrar a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. “Agradeço pela honra de estar aqui e pela minha mãe que insistiu para que eu fosse advogado. Tenho um amor imenso por essa profissão”, sublinhou Rodrigo.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Rodrigo Gomes, Marcia Dinis, Maria Izabel Gomes, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Maria Izabel Gomes tem especialização em Contencioso Cível pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ingressou no IAB por indicação da diretora Cultural e de Atividades Artísticas, Marcia Dinis, e do consócio Rodrigo Gomes, que é seu irmão. “A atuação dela é marcada por rigor técnico e atenção aos desafios contemporâneos, com destaque a temas de proteção de dados”, saudou Marcia. Maria Izabel fará parte das Comissões de Direito Imobiliário e de Direito de Famílias e Sucessões. “Espero contribuir ativamente com o Instituto e estou à disposição dos membros para colaborar com eventos e palestras”, disse ela.
A presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, Camila Mendes Vianna Cardoso, indicou, junto ao consócio Marcelo Siqueira, os advogados Frederico Fragelli Cardoso, Paulo Fernandes, Julia Touriño de Seixas e Daniel Tessari Cardoso. Em uma saudação coletiva, ela ressaltou a felicidade em poder trazer representantes da jovem advocacia à Casa de Montezuma.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Paulo Fernandes, Daniel Cardoso, Frederico Fragelli Cardoso, Julia Touriño de Seixas, Marcelo Siqueira, Camila Mendes Vianna Cardoso, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Julia Seixas é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), além de especializações na área ambiental. “Ela tem 10 anos de formada, mas é uma pessoa extremamente bem preparada e poderá acrescentar muito no Instituto”, disse Camila. Nova integrante das Comissões de Direito Ambiental e de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, Julia enfatizou que é uma honra participar de uma Casa com mais de 180 anos. “Trabalharei com dedicação, responsabilidade e participação ativa”, concluiu.

Camila Mendes Vianna Cardoso
Ao falar de Paulo Fernandes, Camila destacou a experiência de três décadas na Petrobras na área de gás: “Ele tem grande conhecimento nessa área e também no Direito Marítimo. Já escreveu um livro sobre o tema e reúne muitas vivências que poderão ser valiosas para o IAB”. O empossado agradeceu a oportunidade de integrar a entidade. “Me sinto honrado pelo privilégio de estar nesta Casa, cuja história se confunde com a trajetória do Direito no Brasil”, sublinhou o novo reforço da Comissão de Energia e Transição Energética.
Marcelo Siqueira saudou Frederico Fragelli Cardoso, que tem especialização em Direito Marítimo pela FGV e em instituições internacionais. “Tem experiência acadêmica, participa de palestras, e está sempre atuante em discussões dessa área”, afirmou o indicante. O discurso de Frederico, que fará parte das Comissões de Mediação, Conciliação e Arbitragem e de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, celebrou a importância do IAB: “Este espaço, mais que uma plataforma, é uma oportunidade para todos nós impactarmos positivamente na sociedade”.

Marcelo Siqueira
Já ao elogiar Daniel Cardoso, Marcelo Siqueira sublinhou a expertise do advogado no tributarismo, com ênfase em Contencioso e Consultoria Tributária: “Será uma adição importante para o Instituto, já que ele tem grande experiência com processos, além da atuação acadêmica”. Emocionado, Daniel apontou que sua posse é uma conquista pessoal e profissional. “Integrar o IAB é a assunção de um compromisso permanente com o debate jurídico qualificado e com a construção de uma sociedade mais justa”, disse o advogado, que irá compor a Comissão de Direito Financeiro e Tributário.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, James Walker, Antônio de Pádua Won-Held, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
O presidente da OAB/Nova Iguaçu, Antônio de Pádua Won-Held, foi indicado pela associada Kátia Tavares e saudado pelo 3º vice-presidente, James Walker. “Com décadas de advocacia, ele é especialista em Direito Penal e está cursando o doutorado na área. Meu amigo tem uma longa trajetória de contribuição para a advocacia e foi eleito para a subseção com 80% dos votos”, elogiou James. O empossado fará parte das Comissões de Direito Penal e de Direitos Humanos. “É com humildade e senso de responsabilidade que ingresso nos quadros desta instituição guardiã da cultura jurídica”, ressaltou Antônio de Pádua.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Ilan Leibel Swartzman, Alexandre Machado Pereira, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Indicado por Ilan Swartzman e por Rita Cortez, Alexandre Machado Pereira dará reforço às Comissões de Direito Empresarial e da Advocacia nos Tribunais Superiores e Órgãos de Controle. “Só recebemos nos nossos quadros quem tem notório saber jurídico e vontade de receber a advocacia com paixão, e ele demonstra isso”, afirmou Ilan ao falar do empossado. Especialista em Direito Empresarial pela FGV, Alexandre destacou que “integrar o Instituto dos Advogados é uma grande honra, já que a instituição é um espaço de transmissão de conhecimento e grandes debates”.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Ilan Leibel Swartzman, Tiago Câmara, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Junto ao secretário-geral, Bernardo Gicquel, Ilan Swartzman também foi o responsável pela indicação de Tiago Câmara, cujo caráter foi exaltado. “Ele é daquelas pessoas únicas na vida de todos. Está sempre disposto a ajudar e tem uma visão estratégica que poucos advogados têm”, disse Ilan. Em seu discurso, o novo membro das Comissões de Direito Digital e de Energia e Transição Energética sublinhou: “Espero muito contribuir com a Casa e estar lado a lado de todos, ajudando da melhor forma”.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Gabriela Pisani Medina, Viviane Helbourn, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Última empossada da sessão, Viviane Helbourn foi indicada ao IAB pela 1ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães e pela associada Gabriela Pisani Medina, que fez a saudação: “Ela tem compromisso com o aprimoramento profissional constante e possui uma sólida formação acadêmica”. A advogada é mestre e doutoranda em Direito pela Universidade Estácio de Sá e fará parte das Comissões de Direito Imobiliário e de Mediação, Conciliação e Arbitragem. “Entrar no IAB é assumir um compromisso com a excelência jurídica, com a reflexão crítica e com a responsabilidade institucional que sempre marcaram a história desta Casa”, concluiu Viviane.