O viés educacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi reafirmado nesta quarta-feira (17/12) com a assinatura de termos de cooperação entre a entidade e instituições de ensino superior. Durante a sessão plenária, conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez, foram firmados acordos com a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), o Centro Universitário de Brasília (Ceub), a Universidade Candido Mendes (Ucam), a La Unión Nacional de Juristas de Cuba (UNJC) e a empresa Brics+ New Economy & Legal Infrastructure Center (NeLi).
Os acordos estabelecem ações conjuntas para o compartilhamento de cursos internos, desenvolvimento de atividades acadêmico-profissionais, produção de material didático e de pesquisa, coedição de publicações, realização de eventos de formação, além da promoção de projetos de pesquisa, ensino e extensão de interesse comum.
Os convênios também preveem colaboração mútua na convocação de atividades, troca de insumos, participação conjunta em seminários e conferências e intercâmbio de informações e bases de dados. Os termos assinados ainda garantem que os membros das instituições tenham desconto em atividades pagas promovidas por elas.

Litiane Motta Marins Araújo
No plenário histórico, representaram a Unigranrio a coordenadora e o coordenador adjunto do Curso de Direito, Litiane Motta Marins Araújo e Marco Antônio Grillo, respectivamente, e o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Eduardo Pereira. “Esse convênio com certeza traz mais uma oportunidade de enriquecimento dos nossos alunos e dos nossos professores”, comentou Litiane.

Eduardo Manuel
O diretor executivo do Instituto da Latinidade e coordenador do mestrado em Direito da Ucam, Eduardo Manuel, também celebrou o acordo. “O Instituto dos Advogados e a Universidade Candido Mendes estão juntos num trabalho que é fundamental: agir por uma educação jurídica que honre os valores nacionais”, disse ele.

Daniel Ferraz
Daniel Ferraz, que dirige a Faculdade de Direito do Ceub, ressaltou a importância da parceria para o Centro de Ensino, que já recebeu a visita da presidente do Instituto. “Temos muitos desafios com cerca de seis mil alunos de graduação e um corpo docente de 250 professores. Mas acreditamos que poderemos realizar muitas atividades em 2026”, completou.

Debora Batista Martins e Adilson Pires
As parcerias foram articuladas pelos diretores de Convênios e Parcerias, Debora Batista Martins, e de Relações Institucionais, Adilson Pires. “É um trabalho conjunto, em que ajudamos uns aos outros”, celebrou a diretora. Já Adilson falou da satisfação de ajudar a mediar o contato entre instituições de ensino e a Casa de Montezuma: “Vejo, nesse processo, o IAB crescendo e sendo reconhecido como uma entidade internacional”.