Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em 1857, Augusto Teixeira de Freitas dá nome à Galeria da entidade inaugurada nesta quarta-feira (17/12). Ele esteve entre os juristas envolvidos nas primeiras fases da atuação da Casa de Montezuma, criada em 1843 como espaço de referência para discussão e desenvolvimento do pensamento jurídico no Brasil. Na Galeria estão os retratos de todos os agraciados com a Medalha Teixeira de Freitas.
A finalidade da honraria é homenagear advogados cujo conjunto de obras publicadas e contribuição ao Direito e à Justiça sejam excepcionais. Criada em 1929 e concedida bienalmente pelo Conselho Superior do Instituto, a comenda demonstra que a figura de Teixeira de Freitas permanece como referência na história da entidade e do Direito brasileiro. Entre os homenageados estão nomes como os juristas Técio Lins e Silva, Bernardo Cabral e Sergio Bermudes.

Da esq. para a dir., Amaury Marques, Marcus Vinicius Cordeiro, Adriana Brasil Guimarães, Bernardo Gicquel, Bernardo Cabral, Rita Cortez, Francisco Amaral e Luiz Claudio Duarte
A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, inaugurou o espaço, que fica no quinto andar da sede histórica da entidade. Ela afirmou que o objetivo da Galeria é celebrar a história da advocacia nacional e dar conhecimento sobre os nomes exaltados pela Casa. “Muitos não sabem quem foi agraciado com a Medalha e essa é parte da história do nosso Instituto”, comentou a advogada.

Rogerio Serra de Castro
A inauguração aconteceu como parte das atividades da última sessão plenária do ano e contou com discurso do orador oficial do IAB, Rogerio Serra de Castro. Em sua fala, ele parabenizou todos os colegas que trabalharam incansavelmente ao longo do ano, contribuindo para o crescimento e o sucesso da entidade. “Seu empenho e dedicação são fundamentais para o nosso crescimento e desenvolvimento. Ao encerrarmos este ano, queremos olhar para o futuro com confiança e esperança. Que o próximo ano seja um período de crescimento, inovação e realização para todos”, afirmou.
Doação – Na última sessão também foi descerrado um desenho de Dom Pedro II doado ao IAB pelo membro do Conselho Superior João Carlos Castellar. Posta em uma moldura que enfeita a decoração do plenário da Casa de Montezuma, a imagem retrata o monarca em sua juventude, com cerca de 18 anos.

João Carlos Castellar
O consócio a encontrou em um livro comprado em Buenos Aires, na Argentina, e a ofereceu à entidade em deferência à longa relação do imperador com o IAB. “Mesmo me considerando muito mais um anarquista do que um monarquista, acredito que devemos celebrar certas figuras. Pedro II participava das sessões do Instituto e tem aqui uma cadeira que leva o seu nome. Foi o primeiro carioca a governar o Brasil”, destacou Castellar.