A sessão solene de eleição e posse da nova administração do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) contou com a presença da presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. Na ocasião, o desembargador Cláudio de Mello Tavares tomou posse como presidente e será o responsável por conduzir as eleições municipais em todo o estado no próximo ano. O mandato, com duração de dois anos, tem término previsto para 2027. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (16/12), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Rita Cortez ofereceu ao presidente eleito uma parceria com o IAB para desenvolver debates de questões que relacionam a política e o Direito. “A legalidade eleitoral colabora para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, sendo instrumento do livre exercício da cidadania. A nova administração do TRE assume a gestão com o compromisso de garantir essa legalidade eleitoral no Rio de Janeiro”, comentou a advogada.

Cláudio de Mello Tavares e Rita Cortez
O novo presidente da Corte Eleitoral entrou no plenário acompanhado pelos desembargadores Nadia de Souza Freijanes, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Wilson do Nascimento Reis e Alexandre Eduardo Scisinio. Ao se pronunciar, o desembargador Claudio Mello Tavares reiterou sua lealdade à democracia.
“Tenho a exata consciência do peso dessa responsabilidade e a firme determinação de honrá-la. Todo meu esforço será dedicado a uma relevante causa: a liberdade do voto. Porque o voto livre não é um detalhe de democracia, mas a própria democracia. Onde há Justiça Eleitoral forte, há voto livre; onde há voto livre, há soberania popular; e onde a soberania popular é respeitada, a democracia resiste”, disse Tavares.
O novo vice-presidente do TRE-RJ é o desembargador Fernando Cerqueira Chagas. Após ser empossado, afirmou: “Recebo com muita honra esta missão. A Justiça Eleitoral preserva o mais precioso dos direitos republicanos, o direito de cada cidadão expressar livremente sua vontade por meio do voto. A cada consciência um voto: este é o princípio a ser defendido com máxima devoção por todos aqueles que integram a Justiça Eleitoral”.
Compuseram a mesa de autoridades dos três Poderes, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto; a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputada Tia Ju; o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entre outros.
A cerimônia contou com a presença de ex-presidentes do TRE, os desembargadores Luiz Zveiter (2011-2013), Edson Aguiar Vasconcelos (2015), Jacqueline Montenegro (2017), Carlos Santos (2019), Claudio Brandão (2019-2021), Cláudio dell’Orto (2021), Elton Leme (2021-2023), João Ziraldo Maia (2023), Henrique Figueira (2023-2025) e Peterson Barroso Simão (2025).
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Amaerj.)