A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, prestigiou o lançamento do livro Assédio moral e organizacional: desafios na gestão de pessoas e os impactos na saúde mental, de autoria de Claudia Marcia de Carvalho Soares, que preside a Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT). O evento aconteceu nesta segunda-feira (15/12), no Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).
Dividida em sete capítulos, a obra explora desde os conceitos fundamentais até estratégias práticas de prevenção e enfrentamento, com foco em proporcionar um ambiente organizacional mais ético, justo e saudável. “É uma obra necessária para quem atua com compliance, recursos humanos e outros setores administrativos de gerenciamento nas empresas”, destacou a presidente do IAB.

Da esq. para a dir., Carlos Affonso Leony Neto, Silvia dos Santos Correia, Claudia Marcia de Carvalho Soares, Paulo Renato Fernandes, Rita Cortez e Dalva Amélia de Oliveira
Rita Cortez ressaltou, ainda, a importância do tema e celebrou a ampla presença da advocacia e da magistratura trabalhistas no lançamento da obra. “O assédio moral e organizacional no ambiente do trabalho, que se revela por meio de práticas danosas de gestão de pessoas, agride sobremaneira a integridade psíquica de trabalhadores e trabalhadoras”, comentou a advogada.
Claudia Marcia de Carvalho Soares, que é associada efetiva da Casa de Montezuma, foi convidada pela presidente a lançar a obra na entidade, através do projeto Saindo do Prelo. O livro também se aprofunda nos impactos psicológicos, sociais e econômicos do assédio, bem como em sua relação com a ética aristotélica e as virtudes, propondo um caminho orientado pela justiça e pelo bem comum. Além disso, são abordados os fundamentos legais, trazendo amparo jurídico e exemplos de padrões internacionais.

Da esq. para a dir., Claudia Maria Samy, Claudia Marcia de Carvalho Soares, Rita Cortez e Dalva Amélia de Oliveira
No início do livro, os fundamentos básicos do assédio moral são apresentados, incluindo a história, as formas de manifestação e os impactos do assédio moral e do assédio organizacional, além das diferenças entre conflitos naturais e práticas abusivas. A particularidade das dinâmicas no setor público, especialmente no Poder Judiciário, recebe atenção especial, identificando desafios únicos desse ambiente.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT1)