Gestão Rita Cortez

2025/2028

Rita Cortez prestigia lançamento de livro da presidente da ABMT, Claudia Marcia de Carvalho Soares

Da esq. para a dir., Rita Cortez e Claudia Marcia de Carvalho Soares

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, prestigiou o lançamento do livro Assédio moral e organizacional: desafios na gestão de pessoas e os impactos na saúde mental, de autoria de Claudia Marcia de Carvalho Soares, que preside a Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT). O evento aconteceu nesta segunda-feira (15/12), no Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1). 

Dividida em sete capítulos, a obra explora desde os conceitos fundamentais até estratégias práticas de prevenção e enfrentamento, com foco em proporcionar um ambiente organizacional mais ético, justo e saudável. “É uma obra necessária para quem atua com compliance, recursos humanos e outros setores administrativos de gerenciamento nas empresas”, destacou a presidente do IAB. 

Da esq. para a dir., Carlos Affonso Leony Neto, Silvia dos Santos Correia, Claudia Marcia de Carvalho Soares, Paulo Renato Fernandes, Rita Cortez e Dalva Amélia de Oliveira

Rita Cortez ressaltou, ainda, a importância do tema e celebrou a ampla presença da advocacia e da magistratura trabalhistas no lançamento da obra. “O assédio moral e organizacional no ambiente do trabalho, que se revela por meio de práticas danosas de gestão de pessoas, agride sobremaneira a integridade psíquica de trabalhadores e trabalhadoras”, comentou a advogada. 

Claudia Marcia de Carvalho Soares, que é associada efetiva da Casa de Montezuma, foi convidada pela presidente a lançar a obra na entidade, através do projeto Saindo do Prelo. O livro também se aprofunda nos impactos psicológicos, sociais e econômicos do assédio, bem como em sua relação com a ética aristotélica e as virtudes, propondo um caminho orientado pela justiça e pelo bem comum. Além disso, são abordados os fundamentos legais, trazendo amparo jurídico e exemplos de padrões internacionais.

Da esq. para a dir., Claudia Maria Samy, Claudia Marcia de Carvalho Soares, Rita Cortez e Dalva Amélia de Oliveira

No início do livro, os fundamentos básicos do assédio moral são apresentados, incluindo a história, as formas de manifestação e os impactos do assédio moral e do assédio organizacional, além das diferenças entre conflitos naturais e práticas abusivas. A particularidade das dinâmicas no setor público, especialmente no Poder Judiciário, recebe atenção especial, identificando desafios únicos desse ambiente.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT1)

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live