O criminalista e ex-presidente da OAB/SP Antonio Cláudio Mariz de Oliveira é o novo orador oficial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), atendendo a convite feito pela presidência em 5 de outubro. Ele assumiu o cargo após ter sido comunicada a renúncia da ex-oradora, que foi acatada pela presidência. A portaria de nomeação e diplomação foi recebida com muita alegria pelo novo orador, em São Paulo, onde ele exerce suas atividades profissionais.
O prestigiado advogado Mariz é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e iniciou sua trajetória no Direito Penal ao lado do amigo José Carlos Dias e, em seguida, como defensor dativo do Tribunal do Júri, realizando 140 júris gratuitamente. A experiência o aproximou da realidade dos presídios e marcou sua visão humanista da advocacia.
Ele atuou também no Centro Social dos Cabos e Soldados da Policia Militar e, em 1971, passou a trabalhar com o primo Alberto Viégas Mariz de Oliveira, com quem enfrentou casos pioneiros na Justiça brasileira, como a autorização de aborto em situação de incesto e a tese inédita de estupro conjugal.
Mariz foi conselheiro da OAB, secretário da Associação dos Advogados e, posteriormente, presidente das duas instituições — chegando à presidência da OAB/SP aos 41 anos. Na década de 1990, exerceu o cargo de Secretário da Segurança Pública de São Paulo. Em 1978, fundou seu próprio escritório, que se tornou um espaço de intensa atividade jurídica e política. Hoje, o espaço é referência na formação de novos advogados sob a liderança e experiência de Mariz.