O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) esteve representado, nesta quinta-feira (23/10), no Seminário Internacional Brasil-Espanha de Direito do Trabalho, organizado pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). O consultor da Comissão de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio Vieira, compareceu ao encontro em nome da entidade. Realizado na Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid (UCM), o evento teve como foco o debate sobre o impacto das novas tecnologias nas relações de trabalho.
Como objetivo central, o seminário buscou uma compreensão mais aprofundada do impacto dos avanços tecnológicos no campo jurídico. Os painéis abordaram temas como a relação entre avanços tecnológicos e proteção trabalhista, assédio e violência no trabalho, a responsabilidade de sócios e administradores na gestão trabalhista de empresas e outros assuntos relevantes para o mercado jurídico internacional.
“Foi uma experiência extremamente enriquecedora. Pude observar a preocupação de acadêmicos, juristas, magistrados e advogados em promover um debate global e qualificado sobre o impacto das novas tecnologias nas relações de trabalho — tema que considero central para o futuro do Direito e para a proteção efetiva dos trabalhadores diante dos desafios da era digital”, ressaltou Daniel Apolônio.
Nesta sexta-feira (24/10), o evento segue com novos debates, tendo como foco a proteção de dados de empregados, a regulamentação trabalhista de novas tecnologias na Espanha e no Brasil, a inteligência artificial e o controle algorítmico nas relações de trabalho, entre outros temas relevantes para o meio jurídico internacional.
Juristas renomados do Brasil e da Espanha estiveram no encontro, que teve como destaque a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e presidente da ABDT, Alexandre Agra Belmonte, do ex-presidente do TST Aloysio Veiga, além do decano da UCM, José Manuel Almudí.