A presença do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no Maranhão ficou mais robusta com o ingresso de oito novos associados do estado. Nesta quinta-feira (23/10), a presidente nacional da entidade, Rita Cortez, deu posse a Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva, Lilianne Maria Furtado Saraiva, Daniel José Gonçalves Fontes, Amanda Lima da Costa Fontes, Alexsandro Rahbani Aragão Feijó, José Cláudio Pavão Santana, Sergio Victor Tamer e Kaio Vyctor Saraiva Cruz – que preside a OAB/MA.

Da esq. para a dir., Daniel José Fontes, Amanda Fontes, José Claudio Santana, Sergio Victor Tamer, Rita Cortez, Kaio Vyctor Saraiva, Lilianne Maria Saraiva, Mauro Henrique Silva e Alexsandro Feijó
O dirigente da Seccional do estado, onde ocorreu a solenidade, foi homenageado pela Casa de Montezuma com uma láurea de agradecimento. Além de novos consócios, o Instituto também passa a contar com uma subsede no Maranhão. Ela foi inaugurada nesta quarta-feira (22/10) e funcionará no prédio da SVT Faculdade, localizado em São Luís. Diretor da instituição de ensino, Sergio Victor Tamer, além de tomar posse no IAB, foi escolhido para representar a entidade de forma adjunta no estado.

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Sergio Victor Tamer, Rita Cortez, Kaio Vyctor Saraiva e Maria da Glória Aquino
Todos os empossados tiveram suas indicações ao IAB assinadas pela representante institucional no Maranhão, Maria da Glória Aquino, que passa a ocupar o cargo ao lado de Tamer. A presidente da entidade, Rita Cortez, também subscreveu a indicação de Mauro Henrique Silva e Lilianne Saraiva. A cerimônia de posse foi acompanhada pelo assessor da presidência do Instituto, Jorge Rubem Folena, que também está na capital maranhense, e por autoridades e convidados.

Rita Cortez e Kaio Vyctor Saraiva
Na solenidade, Rita Cortez agradeceu pela cordialidade da OAB/MA em ceder o espaço para a cerimônia. Recebendo os novos associados, a presidente da Casa de Montezuma ressaltou a felicidade em aumentar o quadro de membros da instituição jurídica mais antiga das Américas: “O Instituto cresce na medida em que trazemos novas pessoas que contribuem para que façamos novos projetos e possamos somar ao universo jurídico brasileiro”.
Os empossados também foram saudados por Maria da Glória Aquino e Jorge Rubem Folena, que falaram da necessidade de expandir o IAB pelo Brasil. “Esta cerimônia tem grande importância simbólica para a advocacia local porque é a primeira sessão solene do Instituto no Maranhão. Estamos diante da realização de um sonho, idealizado por muitos”, disse Aquino. Já Folena enfatizou que a nacionalização é um compromisso prioritário da gestão: “Já temos 12 subsedes no Brasil e teremos em todos os estados. Não é um processo fácil, mas estamos avançando”.
Em nome dos novos associados, Kaio Vyctor Saraiva fez o discurso de posse enaltecendo a honra em tomar posse no IAB. “Estou muito feliz por ingressar na Casa de Montezuma e poder caminhar na história dessa instituição ao lado desses grandes advogados maranhenses. Tenho certeza que, junto a eles, alcanço outro patamar na advocacia”, enfatizou. Na placa de homenagem recebida do IAB, Saraiva foi saudado pela destacada atuação e comprometimento na defesa das prerrogativas e na colaboração com o crescimento da advocacia do Maranhão.
Cada novo associado poderá contribuir com grupos de estudos temáticos do Instituto. As Comissões de Direito Eleitoral e de Direito Administrativo ganharão o reforço de Mauro Henrique Silva; Lilianne Saraiva fará parte das Comissões de Direito Empresarial e de Energia e Transição Energética; as Comissões de Direito Imobiliário e de Direito Financeiro e Tributário receberão Daniel José Fontes; já as Comissões de Direito Empresarial e de Direito de Família e Sucessões terão em seus quadros Amanda Fontes; Alexsandro Feijó ingressará nas Comissões de Direito Administrativo e de Direito Financeiro e Tributário; Kaio Vyctor Saraiva irá se dedicar aos estudos das Comissões de Direito Eleitoral e de Direito do Trabalho; enquanto a Comissão de Direito Constitucional receberá José Cláudio Santana e Sergio Victor Tamer, que também integrará a Comissão de Direitos Humanos.