O Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou por aclamação, na reunião desta quarta-feira (29/3) conduzida pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva, a prestação de contas de 2016 e a previsão orçamentária para 2017 apresentadas pelo diretor financeiro, Sydney Sanches. Ele anunciou o superávit alcançado pela gestão e registrou a manutenção do valor das anuidades dos membros efetivos pelo terceiro ano consecutivo, a decisão de isentar os membros honorários das anuidades e o resgate de 19% dos efetivos que estavam inadimplentes. Segundo o ex-presidente Ricardo Cesar Pereira Lira, “a gestão extraordinária de Técio Lins e Silva, tanto no campo administrativo quanto financeiro, é engrandecida pela respeitabilidade alcançada pelo IAB na sua presidência perante todas as instituições jurídicas do País”.
De acordo com a ex-presidente Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, “o presidente tem se esforçado muito e tido êxito para fazer o IAB avançar cada vez mais dentro dos propósitos da Instituição”. Segundo Técio Lins e Silva, “2016 foi um ano extraordinariamente positivo, pois além da gestão superavitária, gerida com a mais absoluta responsabilidade, o IAB fortaleceu a sua presença no cenário nacional, discutindo os grandes temas de interesse da nação”.
O presidente do IAB apresentou aos membros do Conselho Superior números que demonstram o crescimento da entidade em 2016. “Demos posse a 60 consócios, realizamos 31 sessões ordinárias, aprovamos 30 pareceres, promovemos 41 eventos, dentre os quais 28 palestras, quatro seminários e sete lançamentos de livros”, enumerou. Técio destacou, também, a ampliação da presença do IAB na mídia e o aumento do acesso ao site e à página do Instituto no facebook na atual administração.
Tempos modernos – “Ao longo desta gestão, foram publicadas na imprensa 655 notícias sobre o Instituto. Os números informam, também, que o site do IAB recebeu 165.219 visitas e suas páginas foram vistas 398.933 vezes”, ressaltou, complementando: “Estamos presentes nos tempos modernos da comunicação”. Ele enfatizou ainda o acesso à página do Instituto no Facebook. “A média de curtidas por postagem saltou de 3,3, em 2013, para 92,5, em 2015, atingindo a marca de 127,7 em 2016”, informou.
Em seu relato, o presidente do IAB registrou, ainda, que a postagem de maior repercussão no facebook foi “Nota de falecimento da Constituição Federal”, que alcançou 342.419 pessoas. Postada no dia 5 de outubro de 2016, em crítica à decisão do STF, que negou a liminar que visava a impedir a execução provisória da pena de prisão, ela recebeu 173 comentários, 2.472 curtidas e 2.530 compartilhamentos.
Técio disse que o fortalecimento do IAB no cenário nacional se deve à entrada de novos consócios, “em sua maioria, jovens advogados altamente qualificados”, ao bom ambiente na entidade – “temos uma gestão profícua e harmoniosa, num clima de absoluta cordialidade – e a participação do Instituto em debates por todo o país. “Tenho feito um esforço pessoal, indo a todos os eventos, o que me honra muito, porque o IAB tem sido convidado pelos cerimoniais dos tribunais, inclusive da Suprema Corte, que nos oferecem sempre um lugar de destaque, o que dá muito visibilidade à Casa de Montezuma”, afirmou.
Isenção de anuidade – O diretor financeiro, Sydney Sanches, fez questão de frisar que “todos os deslocamentos do presidente tem sido arcados por ele, que até hoje jamais usou o cartão corporativo que o IAB providenciou em seu nome”. Sydney Sanches destacou também, durante a apresentação do seu relatório, a decisão de isentar os membros honorários das anuidades. “Como era muito pequena a receita relacionada aos membros honorários, que são poucos e estão entre os mais inadimplentes, a Diretoria optou por isentá-los das anuidades, por considerá-los importantes para o funcionamento externo do IAB,”, explicou o diretor financeiro.
Sydney Sanches falou ainda da campanha promovida pelo Instituto para resgatar os consócios inadimplentes que haviam deixado de freqüentar a Casa de Montezuma. “Fizemos uma grande convocação, sem espírito de cobrança, e conseguimos fazer com que 19% dos inadimplentes se interessassem em ficar em dia com o IAB”, relatou.
Outros membros do Conselho Superior também teceram elogios à gestão de Técio Lins e Silva. “Ele, que tem todas as virtudes do grande advogado, revelou uma característica que eu desconhecia, a de administrador competente”, afirmou Nelson Paiva Paes Leme. Decano do Conselho, Hermano de Villemor Amaral Filho, que integrou a mesa de trabalho, se disse “muito honrado de estar aqui representando os demais membros, que também apoiam esta administração”.