Esta quarta-feira (1º/10) foi marcada pela expansão do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em Recife (PE). Além de inaugurar a subsede na capital pernambucana, a presidente nacional da entidade, Rita Cortez, deu posse a oito novos associados e homenageou a presidente da OAB/PE, Ingrid Zanella, e a vice-diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonella Galindo, com a Medalha Esperança Garcia.
A sessão aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito de Recife, o mais antigo curso jurídico do País. O IAB já tem subsedes em todas as regiões do Brasil, e agora conta com uma na capital pernambucana, que funcionará na Faculdade de Direito.

Ingrid Zanella
O dia de homenagens reconheceu especialmente o trabalho feminino em Pernambuco com a outorga da Medalha Esperança Garcia a Ingrid Zanella e Antonella Galindo. A comenda é destinada a personalidades femininas com notável atuação na defesa dos direitos humanos, da equidade de gênero e raça e na promoção do respeito à diversidade.
Eleita a primeira mulher presidente da OAB/PE, Ingrid Zanella é advogada, professora e gestora institucional, com atuação destacada nas áreas de Direito Marítimo, Portuário, Ambiental e Aduaneiro. Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Barros Melo, concluiu o mestrado e o doutorado em Direito pela UFPE, onde hoje é professora adjunta de Direito Marítimo, também lecionando em cursos de pós-graduação em outras instituições.

Da esq. para a dir., Rita Cortez e Antonella Galindo
O pioneirismo também marca a trajetória de Antonella Galindo, que é a primeira mulher trans a ocupar um cargo de diretoria na Faculdade de Direito do Recife. A professora atua nas áreas de Direito Constitucional, Sociologia do Direito e Teoria Crítica do Direito e leciona há cerca de 25 anos.
Posses – A Casa de Montezuma passa a contar com oito novos associados de Pernambuco. São eles: Rosana Grinberg, Luciano Caldas Pereira de Carvalho Júnior, Julie Ana Gusmão Pôrto de Farias Barroso, Marta Maria de Brito Alves Freire, Célio Avelino de Andrade, Torquato da Silva Castro Júnior e Augusto Maciel Quaiotti, que assumiram como membros efetivos. A juíza Roberta Corrêa de Araújo ingressou na entidade como associada honorária.

Todos os empossados foram indicados pelo representante do IAB em Pernambuco, Fábio Túlio Barroso. Rosana Grinberg e Roberta Corrêa de Araújo tiveram suas indicações assinadas também pelo assessor da presidência do Instituto Jorge Rubem Folena.
Os novos associados da Casa de Montezuma também darão reforço ao trabalho dos grupos temáticos da entidade. Rosana Grinberg integrará as Comissões de Direito do Consumidor e de Direitos Humanos; Roberta de Araújo irá compor a Comissão de Direito do Trabalho; a Comissão de Direito de Família e Sucessões ganha o apoio de Luciano de Carvalho Júnior; Julie Ana Barroso passará a fazer parte da Comissão de Direito Imobiliário; Marta Maria Freire é a nova membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem; Célio de Andrade entrará na Comissão de Direito Penal; as Comissões de Direito Civil e de Direito de Família e Sucessões passarão a contar com a presença de Torquato Castro Júnior; e Augusto Quaiotti se unirá à Comissão de Direito Processual Civil.

Saindo do Prelo – As celebrações em Recife também deram espaço para o lançamento do livro Manual de Direito Coletivo do Trabalho, de autoria do Fábio Túlio Barroso. A edição, atualizada, amplia uma obra que já é referência no Direito do Trabalho. O conteúdo se insere nos programas oferecidos pelas universidades e está direcionado à graduação, à pós-graduação e aos profissionais do Direito que exercem atividades docentes, de consultoria e forense.
No trabalho, Barroso apresenta temas em destaque, como o neocorporativismo e o comum acordo para a propositura do dissídio coletivo de natureza econômica. O reconhecimento formal das centrais sindicais é explicado, com toda a controvérsia que desencadeou. Trata, ainda, das novas funções designadas à negociação coletiva, decorrentes da mudança de paradigma do Direito do Trabalho na pós-modernidade.