A advogada Adriele Pinheiro Reis Ayres Britto, do Distrito Federal, e os procuradores Francisco Miguel Soares e Daian Mendes Borges da Silva, do Rio de Janeiro, são os novos associados da Casa de Montezuma. Eles tomaram posse como membros efetivos durante a sessão plenária desta quarta-feira (10/9), conduzida pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez.
Filha do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, Adriele Pinheiro Reis Ayres Britto ingressou na entidade no mesmo dia em que o pai foi homenageado com a outorga da Medalha Montezuma. Após ler o compromisso de posse, ela passa a integrar a instituição, que já é casa do magistrado e de sua irmã, Nara Ayres Britto. A advogada foi indicada pelos consócios Alessandra Balestieri e Bryan Phillip de Jongh Martins, que é diretor institucional do Instituto Victor Nunes Leal (IVNL).
Adriele Pinheiro Reis Ayres Britto
Ao saudar a empossada, Bryan Phillip afirmou que Adriele carrega consigo grandes qualidades do pai e tem como característica a capacidade de enfrentar de frente todos os desafios que a ela são impostos. “Como cunhados, temos uma relação parecida com a de irmãos. E eu a admiro muito porque ela possui diversas qualidades. Já atuou juridicamente em processos de grande relevância e o fez sempre com muita dedicação e atenção aos detalhes”, declarou o advogado.
Adriele fará parte das Comissões de Direito Constitucional e de Direito Digital, com as quais se comprometeu a trabalhar com afinco. “Espero contribuir para esta Casa dentro do que eu possa fazer, a partir de Brasília, cidade em que moro, e nas comissões que integrarei, sobretudo nos debates relacionados à internet, à regulamentação da inteligência artificial e às fake news, com o máximo de repertório possível a respeito dessas realidades”, afirmou.
Da esq. para a dir., Bernardo Giquel, Bryan Phillip de Jongh Martins, Eunice Haddad, Daian Mendes Borges da Silva, Francisco Miguel Soares, Rita Cortez, Carlos Ayres Britto, Bernardo Cabral, Inês da Trindade Chaves de Melo, Soraia Mendes e Técio Lins e Silva
Procuradores do município de Niterói (RJ), Francisco Miguel Soares e Daian Mendes Borges da Silva foram indicados ao IAB por Rita Cortez e pelo ex-presidente da entidade Técio Lins e Silva. Ocupante do cargo de procurador-geral da mesma cidade fluminense, Técio saudou os empossados e ressaltou a felicidade e a honra de trabalhar ao lado de ambos. Segundo ele, a Casa de Montezuma ganha dois profissionais de excelência que serão úteis na produção de conhecimento promovida pela entidade.
“Daian foi o primeiro lugar em seu concurso e tem sido um companheiro extraordinário”, disse o advogado. Já ao falar sobre Francisco Miguel, que é o subprocurador-geral de Niterói, o ex-presidente do IAB afirmou que se vale muito do grande conhecimento reunido pelo seu braço direito: “É um procurador de carreira, está lá há muitos anos e, sem dúvidas, é um advogado de que me orgulho pela grande competência”.
Da esq. para a dir., Daian Mendes Borges da Silva, Francisco Miguel Soares e Técio Lins e Silva
Novo membro das Comissões de Direito e Políticas Públicas e de Direito Processual Civil, Francisco Miguel se colocou à disposição para contribuir com os trabalhos jurídicos realizados no IAB e agradeceu a oportunidade de integrar a entidade. “Temos que evoluir sempre, nos aprimorar, mas sem esquecer da história e continuar produzindo entendendo a complexidade do nosso sistema jurídico”, pontuou o procurador.
Daian, que fará parte das Comissões de Direito Administrativo e de Constitucional, declarou que a sua posse no Instituto dos Advogados é a maior honra de sua vida. “Sempre observei o IAB como a história e o futuro do Brasil. Ele é um binômio: vanguarda e, ao mesmo tempo, história. Técnica e compromisso. Aqui estão os maiores juristas do País. E o compromisso com a democracia e com a soberania nacional serão permanentes”, disse ele.